Busca avançada
Ano de início
Entree

Currículo e ensino de geografia: análise da implementação do programa são paulo faz escola

Processo: 11/14958-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Iraide Marques de Freitas Barreiro
Beneficiário:Adaliza Meloni
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de geografia   Ensino médio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:curriculo | Ensino de Geografia | Ensino Médio | Currículo de Geografia

Resumo

No setor educacional brasileiro as reformas nem sempre atingem resultados satisfatórios no interior da sala de aula. A disciplina de Geografia, no contexto escolar, devido a forma como é trabalhada em sala de aula nem sempre tem como caráter primordial de análise o seu objeto de estudo, o espaço geográfico. A partir do ano de 2008 a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas (CENP), deu início ao "Projeto São Paulo faz escola". Uma das iniciativas do Projeto foi o processo de renovação dos currículos e programas da rede oficial de ensino básico que resultou na sistematização de um novo Currículo para todas as disciplinas. Para implantar o Currículo foi produzido material didático contendo orientações teórico-metodológicas para nortear os professores e os alunos. Esse material didático é composto pelo livro do professor e pelo livro do aluno e, em tese, distribuído bimestralmente nas escolas. A problemática que envolve o presente trabalho compreende a análise da implementação e da concepção de Ciência Geográfica do Currículo da Geografia no ensino médio, na escola que atingiu o maior índice no Idesp 2009, no município de Cândido Mota, interior do Estado. A metodologia empregada será a pesquisa qualitativa utilizando como técnicas de coleta de dados as entrevistas, observações e análises documentais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MELONI, Adaliza. Currículo e ensino de geografia: análise da implementação do programa São Paulo faz escola. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.