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Desenvolvimento psicomotor de crianças com dificuldades de aprendizagem escolar: um estudo a partir da teoria histórico-cultural

Processo: 11/15551-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Irineu Aliprando Viotto Filho
Beneficiário:Rafael César Ferrari dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Psicomotricidade   Desempenho psicomotor   Teoria histórico-cultural   Aprendizagem   Transtornos de aprendizagem   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dificuldades de Aprendizagem Escolar | Psicomotricidade | Teoria Histórico-Cultural | Teoria Histórico-Cultural

Resumo

O interesse em se pesquisar a Psicomotricidade, a partir da Teoria Histórico-Cultural, surgiu em decorrência da participação deste pesquisador no grupo de estudo, intervenção e pesquisa em educação escolar e especial (GEIPEE/LAR) da UNESP de Presidente Prudente/SP. O GEIPEE/LAR realiza atendimentos a estudantes da rede estadual e municipal de ensino que são indicados por seus professores por apresentarem dificuldades de aprendizagem escolares. Assim, a participação e atuação no GEIPEE/LAR possibilitou compreender que a Psicomotricidade contribui para a melhoria no processo de aprendizagem desses sujeitos. Neste sentido, este projeto de pesquisa busca entender e analisar o processo de desenvolvimento psicomotor de crianças com dificuldades de aprendizagem escolar a partir da Teoria Histórico-Cultural e, para tanto, assumirá o método do materialismo histórico dialético como possibilidade concreta de superação de concepções positivistas acerca da Psicomotricidade e do Desenvolvimento Psicomotor dos sujeitos. Pretende-se implementar intervenções prático-teóricas junto aos sujeitos de pesquisa, visando desenvolver aspectos psicomotores (motricidade fina, global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal e linguagem), elementos fundamentais ao processo de aprendizagem de conteúdos escolares. Assim, realizar-se-á inicialmente levantamento bibliográfico acerca da psicomotricidade, tendo em vista realizar uma avaliação crítica da psicomotricidade desde as suas origens até o cenário atual. Posteriormente, fazer uma avaliação psicomotora junto aos sujeitos da pesquisa, para identificar o seu nível de desenvolvimento psicomotor efetivo. Esta avaliação será baseada na escala de desenvolvimento motor (EDM) proposta por Rosa Neto (2002) e, considerando os resultados da avaliação psicomotora, será elaborado um programa de intervenção psicomotora (PIP) por meio de atividades lúdicas, elaboradas com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Histórico-Cultural. Busca-se ainda, ao longo do trabalho de pesquisa, identificar possibilidades prático-teóricas, e próprias da educação física, que resultem no desenvolvimento psicomotor de crianças com dificuldades de aprendizagens escolares, enfatizando a psicomotricidade numa Perspectiva Histórico-Cultural. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Rafael César Ferrari dos. Desenvolvimento psicomotor de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem escolar: um estudo a partir da teoria histórico-cultural. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.