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Desenvolvimento psicomotor de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem escolar: um estudo a partir da teoria histórico-cultural

Texto completo
Autor(es):
Rafael Cesar Ferrari dos Santos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Presidente Prudente. 2018-07-27.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente
Data de defesa:
Orientador: Irineu Aliprando Viotto Filho
Resumo

Este trabalho de pesquisa está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP) na linha de pesquisa Infância e Educação. O interesse em pesquisar o ato motor voluntário surgiu em decorrência da participação deste pesquisador no Grupo de Estudo, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Especial (GEIPEE) da UNESP de Presidente Prudente/SP. O GEIPEE realiza atendimentos a estudantes da rede estadual e municipal de ensino que são indicados por seus professores por apresentarem dificuldades de aprendizagem escolares. Assim, a participação e atuação no GEIPEE possibilitaram compreender que a psicomotricidade contribui para a melhoria no processo de aprendizagem e desenvolvimento do ato motor voluntário desses sujeitos. Neste sentido, este trabalho de pesquisa busca entender e analisar o processo de desenvolvimento do ato motor voluntário de crianças encaminhadas com dificuldades de aprendizagem escolar, a partir da Teoria Histórico-Cultural e, para tanto, assumirá o método do materialismo histórico dialético como possibilidade concreta de superação de concepções positivistas acerca da Psicomotricidade e do Desenvolvimento Psicomotor dos sujeitos. Implementou-se intervenções prático-teóricas junto aos sujeitos de pesquisa, visando desenvolver aspectos psicomotores (motricidade fina, global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal e linguagem). A partir dos resultados da avaliação psicomotora, elaborou-se o Programa de Intervenção Psicomotora (PIP), que foi desenvolvido ao longo de 16 (dezesseis)... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo) (AU)

Processo FAPESP: 11/15551-7 - Desenvolvimento psicomotor de crianças com dificuldades de aprendizagem escolar: um estudo a partir da teoria histórico-cultural
Beneficiário:Rafael César Ferrari dos Santos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado