Busca avançada
Ano de início
Entree

Integração sensorial em crianças com dislexia

Processo: 10/03676-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:José Angelo Barela
Beneficiário:Andre Rocha Viana
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Transtornos de aprendizagem   Desenvolvimento motor   Dislexia   Ensino   Alfabetização

Resumo

Dificuldade de aprendizagem é uma realidade vivenciada por muitas crianças e afeta consideravelmente o sistema de ensino. Quando esta dificuldade ocorre em crianças sem causas específicas, o termo dislexia é utilizado para caracterizar esta dificuldade. Apesar de muitos estudos, muito pouco é conhecido sobre as causas que provocam esta dificuldade. Recentemente, diversas evidencias têm apontado que crianças diagnosticadas com dislexia também apresentam dificuldades ou desempenho inferior em diversas tarefas motoras. Recentemente observamos que crianças com dislexia apresentam diferenças no uso de informação sensorial para o controle postural. Desta forma, foi sugerido que crianças com dislexia apresentam dificuldades em utilizar estímulos sensoriais disponíveis para controlar e coordenar uma dada ação motora. Recentemente, foi sugerido que dislexia seria decorrente de causas congênitas e relacionadas com distúrbios no funcionamento do cerebelo, responsável pela integração sensória-motora. Apesar da pertinência desta proposta, a mesma necessita ser examinada experimentalmente de forma mais detalhada. Este estudo tem como objetivo examinar o relacionamento entre informação sensorial e ação motora, em situações envolvendo manipulação da informação visual e somatosensorial, em crianças com dislexia e sem dificuldades de aprendizagem. Considerando que a identificação de crianças com dislexia ocorre, atualmente, apenas após o início da alfabetização, caso for identificado que crianças com dificuldades de aprendizagem apresentam diferenças no uso de informação sensorial para controlar ação motora, esta identificação poderia ocorrer muito antes da fase escolar. Ainda, caso as causas da dislexia sejam congênitas, conforme recentemente, ações envolvendo estimulação ou intervenção sensório-motora poderiam ser realizadas por profissionais de diversas áreas para evitar ou minimizar os transtornos da dislexia.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIANA, ANDRE R.; RAZUK, MILENA; DE FREITAS, PAULO B.; BARELA, JOSE A. Sensorimotor Integration in Dyslexic Children under Different Sensory Stimulations. PLoS One, v. 8, n. 8 AUG 16 2013. Citações Web of Science: 8.
ANDRÉ ROCHA VIANA; JOSÉ ANGELO BARELA; CLAUDIA GARCIA; ANA MARIA FORTI BARELA. Controle postural e uso de informação visual em crianças praticantes e não praticantes de ginástica artística. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, v. 33, n. 3, p. 747-760, Set. 2011.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.