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Integração sensorial em crianças com dislexia

Processo: 09/16051-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2010 - 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:José Angelo Barela
Beneficiário:José Angelo Barela
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Controle motor  Percepção  Postura  Controle postural  Aprendizagem  Dislexia  Consciência corporal  Crianças 

Resumo

Dificuldade de aprendizagem é uma realidade vivenciada por muitas crianças e afeta consideravelmente o sistema de ensino. Quando esta dificuldade ocorre em crianças sem causas específicas, o termo dislexia é utilizado para caracterizar esta dificuldade. Apesar de muitos estudos, muito pouco é conhecido sobre as causas que provocam esta dificuldade. Recentemente, diversas evidencias têm apontado que crianças diagnosticadas com dislexia também apresentam dificuldades ou desempenho inferior em diversas tarefas motoras. Recentemente observamos que crianças com dislexia apresentam diferenças no uso de informação sensorial para o controle postural. Desta forma, foi sugerido que crianças com dislexia apresentam dificuldades em utilizar estímulos sensoriais disponíveis para controlar e coordenar uma dada ação motora. Recentemente, foi sugerido que dislexia seria decorrente de causas congênitas e relacionada com distúrbios no funcionamento do cerebelo, responsável pela integração sensório-motora. Apesar da pertinência desta proposta, a mesma necessita ser examinada experimentalmente de forma mais detalhada. Este estudo tem como objetivo examinar o relacionamento entre informação sensorial e ação motora, em situações envolvendo manipulação da informação visual e somatosensorial, em crianças com dislexia e sem dificuldades de aprendizagem. Considerando que a identificação de crianças com dislexia ocorre, atualmente, apenas após o início da alfabetização, caso for identificado que crianças com dificuldades de aprendizagem apresentam diferenças no uso de informação sensorial para controlar ação motora, esta identificação poderia ocorrer muito antes da fase escolar. Ainda, caso as causas da dislexia sejam congênitas, conforme recentemente, ações envolvendo estimulação ou intervenção sensório-motora poderiam ser realizadas por profissionais de diversas áreas para evitar ou minimizar os transtornos da dislexia. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIANA, ANDRE R.; RAZUK, MILENA; DE FREITAS, PAULO B.; BARELA, JOSE A. Sensorimotor Integration in Dyslexic Children under Different Sensory Stimulations. PLoS One, v. 8, n. 8 AUG 16 2013. Citações Web of Science: 8.
BARELA, JOSE A.; SANCHES, MATHEUS; LOPES, ANDREI G.; RAZUK, MILENA; MORAES, RENATO. Use of monocular and binocular visual cues for postural control in children. JOURNAL OF VISION, v. 11, n. 12 2011. Citações Web of Science: 4.

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