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Repesagem multissensorial em crianças com dislexia: comportamento e mecanismos

Processo: 13/25653-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:José Angelo Barela
Beneficiário:Milena Razuk
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/05602-7 - Efeito de diferentes tarefas visuais no controle postural de crianças com dislexia: análise do movimento dos olhos, BE.EP.DR
Assunto(s):Dislexia   Controle motor   Postura   Controle postural   Consciência corporal

Resumo

Crianças com dislexia, além de apresentarem dificuldade na leitura e escrita, também apresentam desempenho inferior no controle postural. Estudos sugerem que crianças com dislexia apresentariam alteração no processo dinâmico de repesagem sensorial, que é a capacidade do sistema de atribuir importância ou pesos diferentes para os estímulos sensoriais de diferentes fontes, sendo uma possível explicação para essa piora no desempenho postural. O objetivo desse estudo será avaliar como ocorre o processo dinâmico de repesagem sensorial de múltiplas fontes sensoriais no controle postural de crianças com dislexia. Trinta crianças com dislexia e trinta crianças sem dislexia com 10 anos de idade participarão de três experimentos. No primeiro experimento, será investigado se crianças com dislexia modulam a oscilação corporal em função da realização de uma tarefa de leitura de forma similar às crianças sem dislexia. Nos experimentos dois e três serão utilizadas uma sala móvel e uma barra de toque móvel, simultaneamente, manipulando estímulos sensoriais recebidos pelos canais sensoriais visual e somatossensorial, respectivamente. No segundo experimento, será examinado o mecanismo de repesagem sensório motora decorrente de mudanças nos estímulos sensoriais visual e somatossensorial independentemente (repesagem intra-modalidade). Por fim, no terceiro experimento, será examinado o mecanismo de repesagem sensório motora decorrente de mudanças dos estímulos sensoriais visual e somatossensorial concomitantemente (repesagem inter-modalidade). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Filtro colorido aumenta velocidade de leitura de crianças com dislexia 
Colored filter improves dyslexic children’s reading speed 
Un filtro verde aumenta la velocidad de lectura en niños disléxicos 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAZUK, MILENA; LUKASOVA, KATERINA; BUCCI, MARIA PIA; BARELA, JOSE A. Dyslexic children need more robust information to resolve conflicting sensory situations. DYSLEXIA, v. 26, n. 1, p. 52-66, FEB 2020. Citações Web of Science: 0.
RAZUK, MILENA; PERRIN-FIEVEZ, FAUSTINE; GERARD, CHRISTOPHE LOIC; PEYRE, HUGO; BARELA, JOSE ANGELO; BUCCI, MARIA PIA. Effect of colored filters on reading capabilities in dyslexic children. RESEARCH IN DEVELOPMENTAL DISABILITIES, v. 83, p. 1-7, DEC 2018. Citações Web of Science: 2.
RAZUK, MILENA; BARELA, JOSE ANGELO; PEYRE, HUGO; GERARD, CHRISTOPHE LOIC; BUCCI, MARIA PIA. Eye movements and postural control in dyslexic children performing different visual tasks. PLoS One, v. 13, n. 5 MAY 24 2018. Citações Web of Science: 2.

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