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Efeito de diferentes tarefas visuais no controle postural de crianças com dislexia: análise do movimento dos olhos

Processo: 16/05602-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2016
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:José Angelo Barela
Beneficiário:Milena Razuk
Supervisor: Maria Pia Bucci
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université Paris Diderot - Paris 7, França  
Vinculado à bolsa:13/25653-7 - Repesagem multissensorial em crianças com dislexia: comportamento e mecanismos, BP.DR
Assunto(s):Controle motor   Controle postural   Visão   Dislexia   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Controle Motor | Controle Postural | Movimento dos Olhos | problemas de aprendizagem | visao | Controle Motor

Resumo

Crianças com dislexia, além de apresentarem dificuldade na leitura e escrita, também apresentam desempenho inferior no controle postural. Estudos recentes sugerem que crianças com dislexia apresentam um desempenho inferior do movimento dos olhos podendo afetar o desempenho comportamental. O objetivo deste estudo será investigar o efeito do movimento do olho em diferentes tarefas visuais no controle postural em crianças disléxicas. Vinte crianças disléxicas serão comparadas com vinte crianças sem dislexia pareadas por gênero e idade. Todas as crianças serão submetidas à avaliação oftalmológica e de optometria. Os movimentos oculares serão registrados por um sistema de vídeo oculografia (EyeBrain® T2) e a estabilidade postural será registrada por uma plataforma de força (TechnoConcept®) enquanto a criança realiza tarefas visuais: fixações, leitura silenciosa de um texto, e leitura Landolt. O centro de pressão (COP) será utilizado para examinar o desempenho de controle postural (variabilidade e amplitude de oscilação). O desempenho de leitura será avaliado pela contagem do número de palavras lidas durante a tarefa postural. Finalmente, o movimento dos olhos será avaliado através da obtenção do número de fixações, número de sacadas, duração e velocidade de pico de cada sacada. (AU)

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Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAZUK, MILENA; PERRIN-FIEVEZ, FAUSTINE; GERARD, CHRISTOPHE LOIC; PEYRE, HUGO; BARELA, JOSE ANGELO; BUCCI, MARIA PIA. Effect of colored filters on reading capabilities in dyslexic children. RESEARCH IN DEVELOPMENTAL DISABILITIES, v. 83, p. 1-7, . (16/05602-7, 13/25653-7)
RAZUK, MILENA; BARELA, JOSE ANGELO; PEYRE, HUGO; GERARD, CHRISTOPHE LOIC; BUCCI, MARIA PIA. Eye movement and postural sway in dyslexic children during sitting and standing. Neuroscience Letters, v. 686, p. 53-58, . (16/05602-7)
RAZUK, MILENA; BARELA, JOSE ANGELO; PEYRE, HUGO; GERARD, CHRISTOPHE LOIC; BUCCI, MARIA PIA. Eye movements and postural control in dyslexic children performing different visual tasks. PLoS One, v. 13, n. 5, . (16/05602-7, 15/26637-0, 13/25653-7)
RAZUK, MILENA; LUKASOVA, KATERINA; BUCCI, MARIA PIA; BARELA, JOSE A.. Dyslexic children need more robust information to resolve conflicting sensory situations. DYSLEXIA, v. 26, n. 1, p. 52-66, . (13/25653-7, 16/05602-7)