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Relações entre conhecimento ortográfico e habilidades de produção de texto em diferentes situações de produção.

Processo: 11/15908-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Sylvia Domingos Barrera
Beneficiário:Gislaine Gasparin Nobile
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ortografia   Ensino e aprendizagem   Escrita
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dificuldade de Aprendizagem | Escrita | habilidades metalinguísticas | ortografia | Produção de texto | Ensino e Aprendizagem

Resumo

A produção do texto escrito depende, além do domínio, ao menos elementar, do código alfabético e das normas ortográficas, de conhecimentos relacionados à estrutura dos diferentes gêneros textuais, bem como da atenção à coesão e à coerência intratextuais. Considerando a complexidade da aprendizagem da escrita, que envolve o desenvolvimento de habilidades metafonológicas, metamorfossintáticas e metatextuais, e a permanência de dificuldades apresentadas por muitas crianças ao longo da escolaridade, o objetivo geral da pesquisa é investigar as relações entre conhecimento ortográfico e produção textual em 72 alunos do quinto ano do ensino fundamental. Pretende-se também investigar em que medida diferentes condições de produção afetam a qualidade dos textos escritos. A coleta de dados será feita através da aplicação coletiva de um ditado de palavras para avaliação da competência ortográfica e três produções de texto: (1) temática livre; (2) apoiada em gravuras; (3) escrita de história ouvida anteriormente. Os dados serão analisados em função da natureza e freqüência dos erros ortográficos e da classificação das produções de texto em diferentes categorias. Análises estatísticas serão efetuadas para mensurar a diferença de desempenho entre os grupos com e sem dificuldades escolares e para analisar a relação entre aspectos ortográficos e textuais. A análise dos erros mais freqüentes e da qualidade dos textos permitirá também inferências sobre as lacunas de habilidades e/ou conhecimentos que estariam na origem das dificuldades encontradas, contribuindo assim para o planejamento de estratégias pedagógicas visando à superação das mesmas.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NOBILE, Gislaine Gasparin. Relações entre conhecimento ortográfico e habilidades de produção textual em diferentes situações de produção. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.