Busca avançada
Ano de início
Entree

A Traição da Tradição: Fernando Neves e Vsevolod Meierhold em diálogo com o ator popular

Processo: 11/16342-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Matteo Bonfitto Júnior
Beneficiário:Rodrigo de Oliveira e Silva
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Circo-teatro   Biomecânica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ator Popular | Biomecânica | Circo-Teatro | Fernando Neves | Tradição Popular | Vsevolod Meierhold | Trabalho do Ator

Resumo

O presente projeto consiste em pesquisar as possíveis relações entre a biomecânica desenvolvida pelo encenador Vsevolod E. Meyerhold e o trabalho do ator no circo-teatro brasileiro da primeira metade do séc. XX, no sentido de perceber e resgatar princípios, conceitos, procedimentos e técnicas que possam servir de material ao ator contemporâneo:O circo-teatro chega da Europa ao Brasil em meados do século XIX, aqui se radica e se desenvolve, transformando-se em uma forma específica: o circo-teatro brasileiro. O circo-teatro brasileiro é uma manifestação teatral popular, desenvolvida debaixo da lona, que sedimentou uma série de princípios estéticos, técnicos e poéticos. Tais princípios, mais especificamente os que regem o trabalho do ator do circo-teatro brasileiro são um dos objetos da pesquisa deste trabalho.O outro objeto é a biomecânica desenvolvida por Meyerhold, na Rússia do início do século XX. De natureza muito distinta do primeiro objeto, falamos agora de uma proposição de treinamento específico para o ator, desenvolvida por um dos construtores do pensamento teatral contemporâneo. A biomecânica é uma tentativa do encenador-pedagogo de sistematizar em treinamento algumas das qualidades e princípios que considerava primordiais à arte do ator.Faremos uma abordagem analítica e reflexiva sobre estas práticas através de: revisão bibliográfica da literatura específica; pesquisa de campo nos nichos que ainda as mantém vivas nos dias de hoje; entrevistas com pesquisadores e artistas especializados. Desta maneira investigaremos as proximidades, distâncias e possibilidades de complementação/suplementação destas duas matrizes do trabalho do ator, no sentido de perceber quais princípios, técnicas, procedimentos e conceitos podem contribuir ao trabalho de composição do ator contemporâneo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Rodrigo de Oliveira e. A traição da tradição: Vsévolod E. Meierhold e Fernando Neves em diálogo com o ator popular. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.