Busca avançada
Ano de início
Entree


A traição da tradição: Vsévolod E. Meierhold e Fernando Neves em diálogo com o ator popular

Texto completo
Autor(es):
Rodrigo de Oliveira e Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Matteo Bonfitto; Isa Kopelman; Maria Thais Lima Santos
Orientador: Matteo Bonfitto
Resumo

Este trabalho investiga a criação teatral a partir do diálogo com algumas tradições do ator popular, através do ato da traição, conceituado como uma releitura de uma tradição teatral do passado em diálogo com o mundo e a cena contemporâneos, sem nenhuma tentativa de resgate ou reconstrução. Esta investigação aconteceu, sobretudo através de dois estudos de caso. O primeiro deles é o do encenador russo do início do século XX Vsévolod E. Meierhold e do diálogo de suas encenações e de sua pedagogia com as tradições do balagan, da Commedia dell¿Arte e do circo russo. O segundo é o do encenador brasileiro contemporâneo Fernando Neves e do diálogo de suas encenações e de sua pedagogia com a tradição teatral de sua família, os Santoro-Viana-Neves gestores, em meados do século XX, do Pavilhão Arethuzza, um dos mais importantes circos-teatros da história do Brasil. A principal reflexão que esta dissertação levanta é sobre a possível pregnância da criação teatral vista como uma articulação de uma investigação de algumas das tradições do ator popular com as necessidades expressivas da cena contemporânea e a individualidade de cada artista, para que o diálogo da realidade de hoje com uma tradição do passado permita-nos sonhar um novo teatro (AU)

Processo FAPESP: 11/16342-2 - A Traição da Tradição: Fernando Neves e Vsevolod Meierhold em diálogo com o ator popular
Beneficiário:Rodrigo de Oliveira e Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado