Busca avançada
Ano de início
Entree

Adesão, proliferação e diferenciação de pre-osteoblastos cultivados sobre a superfície de titânio irradiada com laser.

Processo: 11/16351-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de março de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Carlos Alberto de Souza Costa
Beneficiário:Eduardo Mariscal Muñoz
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Titânio   Osteoblastos   Lasers de Yb-YAG   Reação em cadeia da polimerase em tempo real
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:laser Yb:YAG | Mtt | osteoblasto | pcr em tempo real | titânio | vermelho de alizarina | Implantes osteointegraveis

Resumo

O titânio é um metal amplamente usado para substituição de estruturas anatômicas, sendo que na Odontologia, é considerado o principal material a ser empregado em casos de implantes ósseo-integráveis. Tem sido descrito que a osseointegração, requisito indispensável para a boa funcionalidade dos implantes, é um processo lento, caracterizado, sequencialmente, pelas etapas de adesão, diferenciação e proliferação celular, bem como pela aposição e mineralização da matriz óssea depositada pelos osteoblastos. Assim como a técnica de aplicação dos implantes, a qualidade óssea e o tratamento da superfície do titânio influenciam diretamente no processo de osseointegração. Desta maneira, o objetivo do presente estudo é avaliar, in vitro, a possibilidade do tratamento de superfícies de titânio com laser de alta potência, favorecer os processos biológicos de proliferação, diferenciação e atividade metabólica de pré-osteoblatos obtidos de calvária de camundongos. Para isto, será analisado o metabolismo das células primárias em cultura (ensaio de MTT), as suas marcas fenotípicas (qPCR), bem como a atividade enzimática da fosfatasse alcalina e formação de nódulos de mineralização (vermelho de Alizarina). Os valores numéricos obtidos com o desenvolvimento dos protocolos de pesquisa propostos neste estudo serão submetidos a análise de variância a dois critérios fixos, de acordo as características do conjunto de dados de cada variável dependente. Os dados científicos a serem obtidos com o desenvolvimento deste estudo certamente serão relevantes para a área do conhecimento no qual se enquadra o projeto. Isto porque, acelerar o processo de osseointegração, significa reduzir o tempo de espera para a aplicação segura de uma carga funcional sobre implantes de titânio. Também, acelerar o processo biológico de osseointegração através do emprego de uma técnica de tratamento de superfície do titânio de baixo custo, tal como esta proposta no presente projeto de pesquisa (laser), pode favorecer uma população menos favorecida, a qual passará ter maior acesso aos procedimentos clínicos de reposição de elementos dentários perdidos através do uso de implantes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARISCAL-MUNOZ, EDUARDO; COSTA, CARLOS A. S.; TAVARES, HEWERSON S.; BIANCHI, JONAS; HEBLING, JOSIMERI; MACHADO, JOAO P. B.; LERNER, ULF H.; SOUZA, PEDRO P. C.. Osteoblast differentiation is enhanced by a nano-to-micro hybrid titanium surface created by Yb:YAG laser irradiation. CLINICAL ORAL INVESTIGATIONS, v. 20, n. 3, p. 503-511, . (11/16351-1, 12/14912-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MUÑOZ, Eduardo Mariscal. Diferenciação de osteoblastos cultivados sobre superfícies de titânio modificados por irradiação com laser Yb: YAG pulsado de alta potencia. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araraquara Araraquara.