Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo enunciativo sobre o funcionamento de super como forma livre e sua relação com o dizer feminino

Processo: 11/16593-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Mónica Graciela Zoppi Fontana
Beneficiário:Danusa Lopes Bertagnoli
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Semântica   Enunciação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dizer Feminino | Enunciação | Intensificação | modalização | semântica | Semântica

Resumo

Neste trabalho, procuramos descrever o funcionamento de super como forma livre, especialmente na sua relação com o verbo como, por exemplo, em super quero, super recomendo, super vou comprar etc. Nestes casos, observamos a incidência de super sobre o verbo sem que ele esteja preso à base verbal, mostrando assim um funcionamento diferente do prefixo super- como, por exemplo, em superproteger e superestimar. Para compreendermos este funcionamento analisamos, em um primeiro momento, os aspectos morfossintáticos que caracterizam esta forma, pensando, por um lado, a sua relação com super- (prefixo) e, por outro lado, a sua relação com os verbos sobre os quais incide. Em um segundo momento, procuramos compreender o funcionamento semântico-enunciativo de super, considerando o conceito de Modificador Sobrerrealizante (MS), proposto por García Negroni (1995, 1999), assim como os conceitos de modalização e performatividade. Através deles, pudemos compreender o funcionamento de super como forma livre na enunciação, caracterizando-a como uma marca através da qual o locutor se representa no enunciado, ou ainda como um modo de dizer a partir do qual é possível observar a relação do sujeito com a língua. Por fim, devido à natureza do nosso corpus, que se constitui majoritariamente de enunciados retirados de blogs com temas genericamente caracterizados como femininos, nos propusemos a analisar o espaço de enunciação no qual estes enunciados ocorrem (a blogosfera), bem como as determinações das relações de gênero que observamos neste espaço, a fim de mostrarmos como super pode, entre outras marcas linguísticas, caracterizar um modo de dizer feminino.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BERTAGNOLI, Danusa Lopes. Estudo enunciativo sobre o funcionamento de super como forma livre e sua relação com o dizer feminino. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.