Busca avançada
Ano de início
Entree

Biodiversidade e Educação ambiental no contexto escolar: um estudo de caso em escola da rede municipal de São Carlos - SP

Processo: 11/22106-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Haydée Torres de Oliveira
Beneficiário:Camila Martins
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação ambiental   Ensino fundamental   Inquéritos e questionários   Entrevista   Relatos de casos   Análise de dados   São Carlos (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Concepções de biodiversidade | Educação Ambiental Escolar | Ensino Fundamental | espécies guarda-chuva | Educação Ambiental

Resumo

A conservação da biodiversidade é um dos temas mais discutidos na atualidade, ainda que não haja um consenso por parte de diversos autores sobre uma definição única do termo. Permitir reflexões acerca dos sentidos atribuídos ao termo biodiversidade por diversos atores da educação formal, através da perspectiva da Educação Ambiental Crítica, consiste de um meio para sensibilizar sobre a importância da diversidade biológica e promover a transformação de atitudes e valores em relação à preservação do ambiente natural. Uma forma de fazê-lo é utilizar o conceito de espécies "guarda-chuva", que são espécies que necessitam de grandes áreas de dispersão, de forma que, ao proteger estas áreas, estaremos contribuindo para a preservação não só destes animais, como também das demais espécies que ali habitam. Desta forma, a presente pesquisa tem como objetivo analisar: os diversos sentidos atribuídos, por estudantes de uma turma do ensino fundamental e suas/seus professoras/es de Ciências do Ensino Municipal de São Carlos, ao conceito de biodiversidade; os sentidos atribuídos ao meio ambiente e Educação Ambiental (EA) por parte destas/destes educadoras/es; e finalmente, as práticas de EA que estes profissionais desenvolvem sobre a temática da biodiversidade envolvendo a importância da preservação das espécies "guarda-chuva". A partir dessa investigação, busca-se compreender as articulações existentes entre as concepções de biodiversidade, meio ambiente e EA que estas/es docentes adotam, as práticas de EA que desenvolvem, e o sentido de biodiversidade que as/os alunas/os apresentam. Utilizaremos questionários, entrevistas e observações participantes como forma de coleta de dados e construções de categorias para a análise dos dados a serem obtidos.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)