Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da aldosterona sobre a expressão de heat shock proteins (hsps) em células imortalizadas do túbulo renal proximal de ratos (IRPTC)

Processo: 11/23757-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2012
Data de Término da vigência: 31 de março de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Deise Carla Almeida Leite Dellova
Beneficiário:Lillian Gonzalez Bonifacio
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Fisiologia renal   Proteínas de choque térmico HSP90   Aldosterona   Mineralocorticoides   Citoplasma   Modelo experimental   Reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa (RT-PCR)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aldosterona | Efeito genômico | Gr | Hsp90 | Rt-Pcr | Túbulo proximal | Fisologia Renal

Resumo

Publicações recentes do nosso grupo de pesquisa demonstraram que a aldosterona pode exercer efeitos não-genômicos no túbulo proximal de ratos pela ligação com o receptor de glicocorticóides (GR), contudo a participação deste receptor nos efeitos genômicos da aldosterona no túbulo proximal não foi estudada. O GR está presente no citoplasma celular associado proteínas chaperonas, denominadas proteínas de choque térmico ou heat shock proteins (hsps), sendo que a hsp de 90-KDa (hsp 90) é considerada a mais importante por alguns autores. Após a ligação do hormônio com o GR, ocorre a dissociação das hsps do receptor e estudos apontam que as hsps livres no citoplasma celular apresentam um papel biológico relevante, como a regulação da sinalização hormonal. O presente projeto tem como objetivo estudar os efeitos da aldosterona sobre a expressão e abundância da hsp 90 em uma linhagem celular do túbulo proximal de rato, a fim de esclarecer a participação do receptor GR e propor o envolvimento da hsp 90 na via de sinalização dos efeitos genômicos da aldosterona no túbulo proximal. Para a execução deste projeto utilizaremos as células imortalizadas do túbulo proximal de ratos (IRPTC) como modelo experimental (uma vez que não apresentam o receptor de mineralocorticóides (MR) mas expressam abundantemente o receptor GR) e a técnica de RT-PCR (Reverse Transcriptase - Polymerase Chain Reaction).(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)