Busca avançada
Ano de início
Entree

Transletramentos de fandom no Tumblr: os fãs de Glee e a produsagem de textos hipermodais

Processo: 11/22249-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Marcelo El Khouri Buzato
Beneficiário:Rafael Salmazi Sachs
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cultura participativa | Fandom | hipermodalidade | ressemiotização | transletramentos | Linguagem e Tecnologias

Resumo

A pesquisa se propõe a descrever e analisar as diferentes práticas e produções textuais-discursivas dos fãs do seriado norte-americano Glee na plataforma de blogagem Tumblr, que facilita a combinação e o encadeamento de recursos hipermodais, sendo um ambiente propício à prática (e à análise) de transletramentos. Tomando o fã como 'produsuário', segundo as discussões de Axel Bruns, e o fandom como espaço de afinidade, tal qual definido por James Gee, as propostas de análise da pesquisa fundamentam-se teoricamente nas considerações de Jay Lemke envolvendo a hipermodalidade e a transmidialidade, nas observações de Rick Iedema acerca dos processos de ressemiotização e na concepção de transletramentos de Sue Thomas e colegas. Objetiva-se (i) identificar de que formas os fãs de Glee agenciam as possibilidades oferecidas pela ferramenta Tumblr na criação e circulação de diferentes posts envolvendo os conteúdos midiáticos relativos à série, tendo em vista a prática de transletramentos específicos, e (ii) levantar e descrever os processos de ressemiotização envolvidos na criação desses posts transmidiáticos, mapeando as transformações nos sentidos desde o texto fonte até o post publicado. Espera-se, com os resultados obtidos, produzir subsídios teóricos e empíricos para futuros estudos envolvendo os letramentos de fãs na Internet, com vistas à fundamentação de inovações educacionais baseadas em letramentos múltiplos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)