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Estudo de argamassas de revestimento incorporadas com três diferentes granulometrias de borracha de pneus

Processo: 11/22338-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Cesar Fabiano Fioriti
Beneficiário:Nayra Alberici Pinto
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/06396-6 - Compostos a base de gesso incorporados com resíduos de borracha provenientes da recauchutagem de pneus, BE.EP.IC
Assunto(s):Tecnologia da arquitetura   Meio ambiente   Argamassa armada   Granulometria   Suscetibilidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Argamassas de revestimento | Borracha de Pneus | Desempenho de argamassas | material alternativo | Meio Ambiente | Tecnologia da Argamassa

Resumo

Este trabalho, eminentemente experimental, tem como objetivo geral estudar algumas características de desempenho das argamassas de revestimento aplicadas em painéis de alvenaria, em função da substituição de parte do agregado miúdo por 3 diferentes granulometrias de borracha de pneus. Tais características de desempenho estudadas serão: permeabilidade, resistência ao impacto, resistência superficial e susceptibilidade à fendilhação. As 3 diferentes granulometrias de borracha serão denominadas de: fina (#0,075mm), média (#1,19mm) e grossa (#2,38mm); sendo esta borracha proveniente do processo de recauchutagem de pneus. Com relação ao programa experimental, o ensaio de permeabilidade tem fundamental importância na determinação da estanqueidade do sistema vedação e no nível de proteção que o revestimento deve oferecer à base contra a ação das chuvas ou de águas de lavagem da edificação. O ensaio de resistência ao impacto será utilizado para avaliar a capacidade que o revestimento tem de providenciar a segurança no uso e garantir o seu desempenho após o choque, em termos físicos e visuais durante o seu tempo de vida útil. Já o ensaio de resistência superficial é importante por estar relacionado com as funções estéticas e com a compatibilização do revestimento argamassado com o sistema de pintura ou outro revestimento final. Por fim, o ensaio de susceptibilidade à fendilhação detectará a existência de fissuras nos revestimentos ao longo do tempo. Diante do exposto, após a realização das séries de ensaios experimentais, poderão ser observadas as principais influências da utilização de diferentes granulometrias de borracha de pneus nas argamassas de revestimento. Onde a aplicação desta borracha proveniente da recauchutagem, em produtos para a construção civil, acarreta a mitigação do impacto gerado pelos pneus inservíveis, e possibilita um nicho de mercado envolvendo a preocupação com o meio ambiente, e que aqui se consolida com a transferência para o setor produtivo dos conhecimentos gerados na universidade.(AU)

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