Busca avançada
Ano de início
Entree

Confluências do jornal e da editoração com a literatura: a colaboração de Machado de Assis em o cruzeiro

Processo: 11/23690-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Mayra Rodrigues Gomes
Beneficiário:Jaison Luís Crestani
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura   Machado de Assis   Periódicos   Editoração

Resumo

Este projeto propõe um estudo crítico sobre a colaboração de Machado de Assis no jornal carioca O Cruzeiro,durante o ano de 1878. O produto final da pesquisa seria a publicação de um livro, basicamente dividido em duas partes: edição de textos extraídos do periódico e amplo ensaio introdutório. Fundamentada em procedimentos metodológicos da crítica textual, especialmente da New Philology, a pesquisa abrangeria um primeiro volume com a reprodução fidedigna do corpus machadiano, formado por 25 textos (14 crônicas, 2 ensaios de crítica literária e 9 textos de criação ficcional). Um segundo volume apresentaria uma seleção criteriosa da seção "Folhetim do Cruzeiro", com textos escritos por companheiros de Machado de Assis no periódico. Editar esse conjunto de textos contribui fundamentalmente para a compreensão da atividade intelectual de Machado de Assis na medida em que permite identificar os traços de sua inscrição singular em projetos editoriais coletivos e os resultados criativos decorrentes da apropriação do conjunto de discursos, códigos e signos que formam a cultura de seu tempo. A dominante estilística do material a ser editado é o humor e a experimentação formal. Assim, no ensaio crítico, pretende-se examinar as relações desses textos com O Cruzeiro, tentando demonstrar que o periódico se afirma como mediador e suporte, por excelência, dos exercícios experimentalistas que resultaram na transformação da prática criativa de Machado de Assis. Portanto, em seu conjunto, o livro proposto ofereceria uma visão clara de um momento importante das transformações da narrativa machadiana, visto que nele se condensam a experimentação, o aprendizado e domínio da técnica humorística, dos recursos da paródia e de soluções genéricas e procedimentos formais inovadores no âmbito da literatura brasileira.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JAISON LUÍS CRESTANI. Machado de Assis e a imitação burlesca de discursos e práticas socioculturais. Machado Assis Linha, v. 8, n. 15, p. -, Jun. 2015.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.