Busca avançada
Ano de início
Entree

Afrodite na mélica tardo-arcaica: a representação da deusa na poesia de Simônides, Baquílides, Píndaro

Processo: 12/01675-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2013
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Clássicas
Pesquisador responsável:Giuliana Ragusa de Faria
Beneficiário:Giuliana Ragusa de Faria
Pesquisador Anfitrião: Patricia Anne Rosenmeyer
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Wisconsin-Madison (UW-Madison), Estados Unidos  
Assunto(s):Poesia   Literatura grega clássica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:afrodite | Baquílides | estudo crítico e tradução | mélica grega tardo-arcaica | Píndaro | Simônides | Lírica grega antiga

Resumo

O projeto de pesquisa ora apresentado centra-se no estudo da representação de Afrodite na poesia mélica grega tardo-arcaica (séculos VI-V a.C.) de seus três grandes nomes, Simônides (ilha de Ceos), Baquílides (ilha de Ceos) e Píndaro (Tebas), a fim de analisar interpretativamente e traduzir para o português as canções desses poetas em que encontramos a divina personagem.Em Fragmentos de uma deusa (Editora da Unicamp, 2005, apoio Fapesp) e em Lira, mito e erotismo(Editora da Unicamp, 2010, apoio Fapesp), debrucei-me sobre a representação de Afrodite nas nas canções monódicas ou corais destinadas à performance com acompanhamento da lira, isto é, na mélica produzida de fins do século VII a meados do VI a.C. Assim, percorri os seis grandes poetas mélicos desta fase: Álcman, Safo, Alceu, Estesícoro, Íbico e Anacreonte. Desta vez, interessa-me estudar o mesmo tema na mélica em sua fase mais tardia, já na transição da Grécia arcaica para a clássica, em que o gênero vive seu último grande momento, pois, desse modo, encerro o ciclo de estudos sobre Afrodite e dois temas principais, mito e erotismo, a ela correlacionados nesse gênero poético em que a deusa e seu universo têm forte presença. Eis o corpus de canções (fragmentárias e integrais) contemplado neste projeto: Simônides: [edição: Page, 1962] - Frs. 541 e 575 PBaquílides: [edição: Snell, 1958] - epinício 5;ditirambo 17; Frs. 20B, 61Píndaro: [edições: Snell, 1964; Snell-Maehler, 1987] - Odes olímpicas 1, 7 e 10; Ode nemeica 8;Ode ístmica 2; Odes píticas 2, 4, 5, 6 e 9; peãs 2, 5 e 6; Frs. 122, 123, 217. Ao refletir sobre esse corpus, adotarei a mesma perspectiva que venho seguindo em minhas pesquisas. Isso significa articular dados interdisciplinares, como os contextos histórico-sociais dos textos e de seus autores, os elementos concernentes à transmissão dos textos por fontes diretas (papiros, manuscritos, inscrições) e/ou indiretas (citações) até nós, e os aspectos mítico-religiosos e cultuais relativos a Afrodite, a dados literários, estes vistos numa dimensão privilegiada, uma vez que a análise interpretativa dos versos consiste no cerne do estudo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)