Busca avançada
Ano de início
Entree

Purificação e caracterização de algumas hidrolases secretadas por Photorhabdus luminescens nssp. MN7

Processo: 11/16658-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Winter
Beneficiário:Maira Rodrigues de Camargo Neves
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Genomas   Hidrolases   Photorhabdus
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:entomopatogênico | Genoma | hidrolases | Photorhabdus | Biologia Molecular de Nematoides

Resumo

Photorhabdus é um gênero de enterobactérias simbiontes de Heterorhabditis, um gênero de nematoides entomopatogênicos. Estes dois organismos associados são capazes de infectar uma vasta gama de artrópodes, desde insetos a isópodes e até mesmo carrapatos. O genoma de Photorhabdus luminescens TT01 já foi completamente sequenciado, bem como o genoma das outras duas espécies do gênero, P. asymbiotica e P. temperata. É previsto que aproximadamente 6% do genoma de P. luminescens TT01 sejam sequências de genes destinados à produção de metabólitos secundários, quase o dobro dos 3.8% encontrados para Streptomyces, modelo para o estudo desses metabólitos. Dentre as enzimas secretadas por P. luminescens TT01, destaca-se PrtA, uma metaloprotease que pertence a subfamília das serralisinas, e PrtS, uma protease capaz de induzir uma forte resposta de melanização no inseto. Lipases também representam uma classe importante das proteínas secretadas. TT01 codifica pelo menos dez triacilglicerol lipases, além de fosfolipases A e D. Também são preditos genes que codificam quitinases no genoma de P. luminescens TT01. Este projeto tem como objetivo avançar a caracterização de MN7 iniciada durante a Iniciação Científica, extendendo os objetivos a enzimas envolvidas na bioconversão do cadáver do inseto hospedeiro e na proteção da cultura de bactérias que aí prolifera. Para isso pretendemos detectar, isolar e caracterizar algumas hidrolases secretadas in vitro pelo isolado MN7 da nova subespécie do gênero, Photorhabdus luminescens nssp. Além disso pretendemos caracterizar mais detalhadamente a principal atividade proteolítica, já detectada em zimogramas realizados preliminarmente e produzir antissoros monoespecíficos para essa hidrolase.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NEVES, Maira Rodrigues de Camargo. Estudo de atividades amidásicas na linhagem MN7 de Photorhabdus luminescens luminescens, isolada da linhagem LPP7 de Heterorhabditis baujardi.. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.