Busca avançada
Ano de início
Entree


Estudo de atividades amidásicas na linhagem MN7 de Photorhabdus luminescens luminescens, isolada da linhagem LPP7 de Heterorhabditis baujardi.

Texto completo
Autor(es):
Maira Rodrigues de Camargo Neves
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Carlos Eduardo Winter; Andréa Cristina Fogaça; Adriana Rios Lopes Rocha
Orientador: Carlos Eduardo Winter
Resumo

Photorhabdus é um gênero de enterobactérias simbiontes de Heterorhabditis, um gênero de nematoides entomopatogênicos. Dentre as enzimas secretadas por P. luminescens TTO1, destaca-se PrtA, uma metaloprotease que pertence a subfamília das serralisinas. PrtS, uma protease capaz de induzir uma forte resposta de melanização no inseto, foi identificada em P. temperata Az29 mas não em P. luminescens TTO1. Neste trabalho foram detectadas e caracterizadas bioquimicamente algumas proteases secretadas pelo isolado MN7 de P. luminescens luminescens. Foram detectadas duas atividades mais proeminentes: uma de 50 kDa, e outra de 38 kDa. Com o sequenciamento do genoma desta bactéria, pudemos confirmar a presença no genoma de genes codificando proteínas de alta identidade com as descritas PrtA e PrtS, de massas similares às detectadas nas nossas zimografias. As proteases são inibidas por inibidores específicos de metaloproteases. P. luminescens MN7 apresenta secreção, portanto, de uma protease já descrita algumas vezes, e de outra presente apenas em P. temperata Az29. (AU)

Processo FAPESP: 11/16658-0 - Purificação e caracterização de algumas hidrolases secretadas por Photorhabdus luminescens nssp. MN7
Beneficiário:Maira Rodrigues de Camargo Neves
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado