Busca avançada
Ano de início
Entree

Ilustração do livro de literatura infantil: implicações para a formação de leitores na infância

Processo: 12/00833-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Elieuza Aparecida de Lima
Beneficiário:Thaíse Conceição dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Literatura infantojuvenil   Ensino e aprendizagem   Ilustração   Formação de leitores   Coleta de dados   Pesquisa bibliográfica   Entrevista   Marília (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | Educação Infantil | Formação de Leitores | Ilustrações de Livros de Literatura Infantil | Primeiro ano do Ensino Fundamental | Formação de leitores

Resumo

O projeto aborda o tema da formação de leitores na educação infantil e no primeiro ano do ensino fundamental focando a literatura infantil, especificamente as ilustrações/imagens trazidas nos livros dessa literatura, cujo objetivo geral é discutir sobre o papel das ilustrações/imagens no processo de aquisição da leitura de crianças de cinco e seis anos de escolas municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental do município de Marília (SP). Especificamente, a perspectiva é compreender o significado das ilustrações no livro de literatura infantil, a partir de revisão de literatura sobre a temática e sistematização dos dados teóricos encontrados; reunir e sistematizar os títulos (livros) de literatura infantil que compõem o acervo das escolas parceiras da pesquisa, voltados para as crianças de 5 e 6 anos de idade; verificar conhecimentos dos professores parceiros da pesquisa acerca das funções das ilustrações no processo de apropriação da capacidade leitora, por meio de dados coletados a partir de seus relatos em entrevistas; observar e entrevistar dez crianças de cada escola em momentos de leitura de livros de literatura, a partir de entrevistas semi-estruturadas, com foco no papel das ilustrações para as leituras que elas realizam. Além de levantamento bibliográfico, a pesquisa será efetivada com ações de investigação de campo, particularmente numa escola de educação infantil e noutra de ensino fundamental, pertencentes à rede pública de ensino da cidade de Marília (SP). Como instrumentos de coleta de dados, haverá entrevistas com professores e crianças, bem como observação de situações de leitura das crianças a partir de oferta de livros de literatura selecionados, e catalogação de livros de literatura infantil existentes nas escolas propícios aos trabalhos realizados por meio desta proposta de investigação.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)