Busca avançada
Ano de início
Entree

Conhecimento metacognitivo de músicos experientes da tradição clássica

Processo: 12/00006-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2012
Data de Término da vigência: 31 de março de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Fraulein Vidigal de Paula
Beneficiário:Wilian Donnangelo Fender
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tradição clássica   Metacognição   Acompanhamento musical   Avaliação da aprendizagem   Entrevista   Projetos piloto
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem de Música | conhecimento metacognitivo | Expertise Musical | metacognicao | psicologia cognitiva | Metacognição

Resumo

Estudos sobre metacognição evidenciam, de modo quase unânime, que estudantes bem-sucedidos utilizam habilidades e conhecimento metacognitivo para alcançar tal sucesso, o que está bem demonstrado em pesquisas sobre desempenho em leitura, raciocínio matemático, dentre outros domínios. Comparativamente, menos estudos se dedicaram a investigar o papel da metacognição no desempenho musical. O conhecimento metacognitivo diz respeito ao conhecimento que uma pessoa pode aprender e relatar deliberadamente sobre os fatores internos e externos que afetam seu aprendizado e desempenho em certa tarefa, em determinadas circunstâncias. Neste projeto de pesquisa objetiva-se identificar o conhecimento metacognitivo, envolvido na performance musical, de músicos profissionais experientes na tradição clássica. Para tal, serão entrevistados em torno de 15 profissionais de uma entidade musical erudita, a partir de um roteiro de entrevista. Este roteiro será desenvolvido e aperfeiçoado a partir de um estudo piloto. Este permitirá a abordagem de diferentes aspectos do conhecimento metacognitivo, tais como auto-avaliação e auto-gerenciamento. Faremos um levantamento do conhecimento referente a essas categorias do conhecimento metacognitivo a partir da leitura do conteúdo das entrevistas áudio-gravadas e transcritas. Para tanto, serão selecionados os trechos da entrevista a cada tópico do roteiro, inicialmente sujeito a sujeito. Em seguida serão identificadas as modalidades de resposta para cada item do roteiro no conjunto das entrevistas. Será identificada a predominância das respostas a partir de uma análise estatística descritiva, para posterior discussão mediante o referencial teórico da pesquisa.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)