Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização de realidade aumentada no processo de projeto arquitetônico: projeto centrado no usuário

Processo: 11/18003-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Regina Coeli Ruschel
Beneficiário:Ana Regina Mizrahy Cuperschmid
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

Embora tecnologias de Realidade Aumentada já tenham sido desenvolvidas e estão sendo implementadas com sucesso em vários campos da engenharia (ex. indústria automotiva), sua aplicação na Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação tem sido superficial. Desta forma, nesta pesquisa pretende-se explorar o uso de protótipos virtuais para serem manuseados por usuários potenciais com a utilização da Realidade Aumentada Tangível no processo concepção de projeto arquitetônico. O intuito é provocar a discussão e feedback para capturar os novos requisitos resultantes. O objetivo geral da pesquisa é validar uma oficina de projeto arquitetônico com uso de Realidade Aumentada no Projeto Centrado no Usuário. Busca-se contribuir no processo de concepção do projeto arquitetônico, favorecendo a comunicação e interação entre usuários e arquitetos, promovendo a cooperação entre eles. Esta é uma pesquisa de caráter exploratório e seu delineamento básico dar-se-á por meio da Pesquisa-Ação. Serão realizados 4 ciclos de ação, onde cada desenvolverá atividades de planejamento, implementação e monitoramento. O pesquisador e agentes do processo de projeto arquitetônico (projetista e usuários) participarão ativamente da implementação da oficina de projeto arquitetônico em cada ciclo da pesquisa. A oficina é realizada em cada ciclo sob a atividade de implementação com monitoramento concomitante. A cada ciclo da pesquisa-ação novos aspectos são observados visando capturar requisitos para promover a cooperação entre participantes no contexto avaliado. Os 4 ciclos da pesquisa são: 1- Adaptação da sala de aula para uso de RA e elaboração do programa de necessidades; 2- Apropriação da tecnologia de RA pelos projetistas e usuários; 3- Apropriação da tecnologia de RA para o Projeto Centrado no Usuário adaptado à arquitetura; 4- Avaliação/Discussão da solução resultante do ciclo anterior. Foram elaboradas algumas questões norteadoras para guiar a pesquisa, quais sejam: (i) é possível utilizar a Realidade Aumentada para criar modelos virtuais manipuláveis por projetistas e usuários em processo participativo na etapa de concepção de projeto? (ii) é possível utilizar modelos de informação gerados nesta etapa do processo para criar estes modelos virtuais manipuláveis por meio de Realidade Aumentada? (iii) como os participantes se adaptam a esta tecnologia? (iv) quais são os ganhos percebidos por estes na concepção utilizando-se esta tecnologia? Estas questões serão estudadas para o contexto de Habitação de Interesse Social (HIS). A contribuição está em aplicar ferramentas de tecnologias de RA para criar experiências digitais para facilitar a comunicação entre projetistas e usuários não-especialistas.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CUPERSCHMID, Ana Regina Mizrahy. Realidade Aumentada no processo de projeto participativo arquitetônico : desenvolvimento de sistema e diretrizes para utilização. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.