Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividades de ensino do ato de ler e a sua aprendizagem no ensino fundamental

Processo: 12/04264-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Dagoberto Buim Arena
Beneficiário:Adriana Naomi Fukushima da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino fundamental   Ensino e aprendizagem   Prática de ensino   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atos de leitura | Avaliação de Leitura | ensino do ato de ler | Leitura | Leitura no ensino fundamental

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar e compreender o ensino do ato der ler e de sua aprendizagem por alunos do ensino fundamental e sua relação com as atividades de ensino propostas por um professor. Para isto, através de uma pesquisa de tipo etnográfico, os dados serão levantados em duas etapas. A primeira será o levantamento bibliográfico para orientar as observações da pesquisadora e fornecer elementos teóricos para a análise dos dados. A segunda etapa da pesquisa é caracterizada pela coleta de dados por meio da observação, entrevista e análise documental com o intuito encontrar informações mais restritas e subjetivas a respeito das atividades praticadas no ensino do ato de ler, das avaliações de leitura e compreender essas atividades no contexto da instituição de ensino e das práticas do professor. A partir de todo o levantamento dos dados, da organização, discussão e de sua análise, espera-se atingir o objetivo da pesquisa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)