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As concepções de história das elites nahuas no período colonial inicial

Processo: 12/07540-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 20 de julho de 2012
Data de Término da vigência: 19 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Pesquisador responsável:Eduardo Natalino dos Santos
Beneficiário:Carla de Jesus Carbone
Supervisor: Federico Navarrete Linares
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidad Nacional Autónoma de México, Coyoacán (UNAM), México  
Vinculado à bolsa:11/04604-2 - As histórias nahuas do início do período colonial (1540-1630): as elites indígenas e os usos e transformações de Chicomoztoc, o lugar das sete cavernas, BP.MS
Assunto(s):Grupos étnicos   Nahuas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Chicomoztoc | nahua | Mesoamérica

Resumo

O pretendido estágio tem como objetivo aprimorar minha pesquisa de mestrado, intitulada "As histórias nahuas do início do período colonial (1540-1630). As elites indígenas e os usos e transformações de Chicomoztoc, o lugar das sete cavernas", na qual, busco entender, a partir da análise de textos alfabéticos e códices pictoglíficos, os usos e as transformações das narrativas históricas nahuas ao longo do período colonial inicial e como tais escritos se relacionam com os projetos sociopolíticos das elites dirigentes em um momento marcado por sua acentuada perda de poder. Nesse período de cinco meses de estágio na Universidad Nacional Autónoma de México, cursarei algumas disciplinas do Programa de Posgrado en Estudios Mesoamericanos e me integrarei ao projeto Historia y memória de los pueblos indígenas de América, coordenado pelo meu supervisor, o Dr. Federico Navarrete Linares. Essa também será uma oportunidade para consultar os acervos bibliográficos e documentais nas bibliotecas da UNAM, o que me proporcionará o acesso a obras bibliográficas e fontes primárias específicas, não disponíveis no Brasil. Além disso, a compreensão das minhas fontes centrais de pesquisa pode ser facilitada com a visita a sítios arqueológicos e museus que serão realizadas nesse período. (AU)

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