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Qualidade da assistência: a perspectiva de médicos de família e reumatologistas acerca do processo de referência e contra-referência na assistência reumatológica da cidade de São Carlo: estudo piloto

Processo: 12/05038-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Mirhelen Mendes de Abreu
Beneficiário:Thiago Dias Baumgratz
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Reumatologia   Assistência médica   Projetos piloto   Estudos transversais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação Tecnológica em Saúde | decisão compartilhada | qualidade da assistência | referência e contra-referência | Reumatologia

Resumo

Contexto: a deficiência do processo de referência e contra-referência do sistema de saúde tem sido apontada como um dos fatores de duplicação de serviço, provocando uma subutilização dos atendimentos especializados. Objetivo: avaliar a conduta dos médicos de família em casos de doenças reumatológicas. Identificar barreiras no referenciamento e contra-referenciamento. Metodologia: estudo transversal, com médicos de família e reumatologistas da cidade de São Carlos, São Paulo, Brasil. As etapas metodológicas deste projeto são: (1) desenvolvimento e elaboração de cenários clínicos que abordem intercorrências clínicas em diferentes níveis de gravidade; (2) aplicação dos cenários na população de médicos de família e de especialistas (3) validação dos cenários do estudo. Os mesmos cenários são apresentados aos dois grupos, que deverão apontar o seu ponto de vista para o manejo das condições clínicas apresentadas. Por fim, questões abertas que abordem potenciais fatores que levem a barreiras do processo de referência e contra-referência serão aplicados. Resultados esperados: os cenários construídos podem auxiliar a identificar potenciais barreiras para a efetividade do processo de referência e contra-referência. Potenciais ganhos do estudo: possibilitar o desenvolvimento de novos estudos para compreender as barreiras e potências da comunicação entre os níveis de atenção, contribuindo com a efetividade da estratégia de referência e contra-referência.(AU)

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