Busca avançada
Ano de início
Entree

Reparo de restauração com compósito silorano: compatibilidade com sistemas restauradores à base de metacrilatos

Processo: 12/05405-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Paulo Henrique Perlatti D'Alpino
Beneficiário:Bruno Turci Coffone
Instituição Sede: Coordenadoria de Pesquisa. Universidade Bandeirantes (UNIBAN). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais dentários   Restauração dentária   Resinas compostas   Adesivos dentinários   Resistência mecânica   Análise estrutural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:compatibilidade | resinas compostas | resistência da união | silano | silorano | sistemas adesivos | Materiais Restauradores

Resumo

As restaurações adesivas falham clinicamente devido às condições adversas que podem ocorrer no ambiente oral, apesar da constante evolução dos materiais restauradores odontológicos no que tange as propriedades físico-mecânicas dos compósitos, bem como em relação à qualidade das ligações adesivas pela aplicação dos sistemas de união no substrato dentário. O objetivo deste projeto é realizar experimentos laboratoriais que avaliem a viabilidade e durabilidade da aplicação um novo sistema restaurador que apresenta um compósito comercial com baixa contração, à base de silorano, associado a um sistema de união autocondicionante. Por causa da composição química diferenciada do compósito silorano, a realização de reparo de restaurações pré-existentes ao invés da completa substituição pode representar um problema clínico pelo fato da necessidade de utilização de um sistema adesivo dedicado e também pela possibilidade de uma incompatibilidade química com os materiais restauradores à base de metacrilatos. Além disso, as possibilidades da substituição de um dos componentes do sistema adesivo P90 por adesivos simplificados à base de metacrilatos, sem que houvesse um comprometimento da interface, necessita investigação. A hipótese a ser testada considera que a interface adesiva compósito/compósito interpondo-se diferentes sistemas adesivos e/ou compósitos de resina à base de metacrilatos podem se tornar mais estáveis se houver uma compatibilidade química entre estes inúmeros componentes. Os experimentos propostos investigarão a compatibilidade entre estes materiais restauradores através da interação de diferentes sistemas adesivos e resinas compostas à base de silorano e metacrilatos por meio da resistência mecânica e da análise estrutural da união compósito/compósito, que serão avaliados em curto e médio prazo.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COFFONE, BRUNO TURCI; CHAVES, FERNANDA OLIVEIRA; BRUSCHI ALONSO, ROBERTA CAROLINE; DI HIPOLITO, VINICIUS; PERLATTI D'ALPINO, PAULO HENRIQUE. Compatibility of silorane composite repaired with methacrylate-based restorative systems. JOURNAL OF ADHESION SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 28, n. 16, p. 1579-1591, . (12/05405-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.