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A caneta e a tesoura: Dinâmicas e vicissitudes da censura musical no regime militar (1964-1985)

Processo: 12/07146-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Marcos Francisco Napolitano de Eugenio
Beneficiário:Cecília Riquino Heredia
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ditadura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Censura de diversões públicas | música popular brasielira | regime militar | Regime Militar

Resumo

A censura à canção, em virtude da música ser considerada uma das artes de espetáculo mais abertas a mudanças de padrões comportamentais e políticos, tem particularidades que acabam por interferir na própria produção dos pareceres do censor e potencializar processos vivenciados pela Divisão de Censura de Diversões Públicas. Partindo deste pressuposto, propomos uma nova abordagem da censura musical durante a ditadura militar, realizando, em conjunto com análises qualitativas, uma leitura serial e quantitativa das fontes produzidas pelo serviço censório, estabelecendo tendências, repetições, variações, rupturas e mudanças graduais nas dinâmicas da atividade. As vicissitudes políticas, que marcaram o regime militar (1964-1985), e o panorama cultural do período em questão também serão devidamente considerados na análise.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HEREDIA, Cecília Riquino. A caneta e a tesoura: dinâmicas e vicissitudes da censura musical no regime militar. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.