Busca avançada
Ano de início
Entree

Custos e benefícios fotossintéticos da síndrome da carnivoria na espécie Philcoxia minensis P. Taylor & V. C. Souza (Plantaginaceae)

Processo: 12/08632-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Rafael Silva Oliveira
Beneficiário:Caio Guilherme Pereira
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Plantas carnívoras
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ecologia e Evolução | Gênero Philcoxia | Plantas carnívoras | Ecologia Funcional de Plantas

Resumo

Os estudos com plantas carnívoras começaram há mais de um século e, ainda hoje, não são conhecidos os mecanismos que determinam a evolução e a distribuição geográfica dessas singularidades. Os modelos de custos-benefício vêm, nesse sentido, atuando como guia para diversas pesquisas nas últimas décadas e parecem poder esclarecer muitos pontos obscuros quanto à ecologia dessas plantas. O gênero Philcoxia, endêmico de campos rupestres - ambientes associados a afloramentos rochosos e formações de areia branca, propensos a eventuais queimadas e pobres em nutrientes - apresentam características que acabaram por levar a diversos questionamentos quanto à fisiologia e a evolução dessas plantas. Nosso grupo de pesquisa demonstrou recentemente que as espécies desse gênero são carnívoras, contudo ainda não sabemos o papel que essa síndrome desempenha no balanço energético dessas plantas. O estudo em questão tem como objetivo analisar os custos e os benefícios da carnivoria em Philcoxia minensis no contexto teórico sugerido por Givnish para a evolução da carnivoria. Para tal, vamos analisar o balanço energético dessas plantas - através de medições de fotossíntese e respiração - antes e depois da captura e absorção de presas. De forma geral, esperamos também posicionar as plantas carnívoras no espectro global de economia foliar, analisando de que forma essas plantas se comportam quanto aos diversos trade-offs impostos pelos ambientes restritivos onde ocorrem e por constrains evolutivos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Caio Guilherme. Carnivoria e suas consequências ecológicas em Philcoxia minensis V. C. Souza & Giulietti (Plantaginaceae). 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.