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Cálculo de carga de trabalho docente e aplicações na qualidade do ensino superior

Processo: 11/20000-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2014
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Marcelo Knobel
Beneficiário:Tania Patricia Simões Yamaki
Instituição Sede: Reitoria. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação da educação   Ensino superior   Carga de trabalho   Professores   Indicadores de qualidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação | Cálculo de Carga de Trabalho Docente | Ensino Superior | Indicadores Educacionais | Indicadores em Ensino Superior

Resumo

Este trabalho visa estudar como são realizados os cálculos de carga de trabalho de professores /pesquisadores, largamente utilizados em universidades do exterior, e como podem ser utilizados em melhorias na área da produtividade docente e da qualidade em ensino superior no Brasil. Será estudado como está o panorama nacional em relação a este tipo de cálculo e também como ele é feito em algumas universidades fora do país. Como estudo de caso, primeiramente será feito um levantamento das características gerais da UNICAMP (número de professores, de alunos de graduação e pós-graduação, de publicações, etc) a partir de dados existentes desde 1989 e então uma aplicação do cálculo de carga de trabalho docente será feita aos dados de 2010 a 2012. O trabalho envolverá pesquisa bibliográfica e poderá incluir visitas a universidades estaduais e federais no Brasil, bem como a universidades no exterior, com o propósito de investigar como são realizadas as coletas de dados, os cálculos e consequentes melhorias em qualidade de ensino através dos resultados. As metodologias de análise serão desenvolvidas considerando particularidades locais como diferenças no currículo ou nas leis trabalhistas. Também será feito um estudo para identificar correlações entre a dedicação docente aos aspectos de ensino e características relacionadas aos alunos de graduação, usando ferramentas estatísticas. Os dados que serão utilizados incluem o tempo usado pelos docentes nas atividades ligadas à docência em nível de graduação, médias de rendimento acadêmico dos alunos, notas aferidas ao docente por parte dos alunos, relação aluno/professor, entre outros. Através das conclusões espera-se discutir propostas de ações e/ou diretrizes baseadas em dados reais visando melhorar a qualidade do ensino superior. (AU)

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