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Desafios da formação profissional: o processo de supervisão de campo no estágio supervisionado em Serviço social

Processo: 12/05672-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Serviço Social - Serviço Social Aplicado
Pesquisador responsável:Adriana Giaqueto Jacinto
Beneficiário:Ana Flávia Luca de Castro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Formação profissional   Assistentes sociais   Estágios   Supervisão educacional   Análise qualitativa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estágio Supervisionado | Formação profissional | Supervisão de Campo | Formação Profissional

Resumo

A presente pesquisa tem a proposição de investigar como se dá o processo de supervisão de campo no estágio supervisionado, em Serviço Social, sob a concepção dos estagiários da UNESP/Franca. Nosso objetivo é analisar o processo de supervisão de estágio, traçar a trajetória histórica do curso de Serviço Social e em especial da supervisão de campo, visto a sua importância para formação profissional do Assistente Social. Pretendemos estudar as dificuldades e as facilidades encontradas pelos estagiários durante a supervisão de campo, refletindo qual o papel do estágio, principalmente da supervisão para formação profissional desses alunos. É necessário analisar o tema proposto de forma contextualizada e critica, partindo da premissa de que ocorrem constantes transformações na sociedade e que se fazem presentes diariamente na formação dos estagiários e na intervenção do Assistente Social, influenciando também o processo de supervisão. Esta pesquisa será desenvolvida a partir da abordagem qualitativa, tendo como universo os campos de estágio de Serviço Social, vinculados a UNESP-Franca e como sujeitos da pesquisa 08 alunos do curso de Serviço Social que estejam realizando estágio curricular obrigatório no ano de 2012, sendo o estágio supervisionado realizado por discentes do 3ª e 4ª ano. Em síntese, pretendemos com essa pesquisa contribuir para ampliar o debate coletivo sobre formação profissional contemporânea.(AU)

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