Busca avançada
Ano de início
Entree

Consumo do espaço imagético na contemporaneidade. Projeto para um estudo crítico de Geografia Urbana

Processo: 12/08282-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2012
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Silvana Maria Pintaudi
Beneficiário:Magno de Lara Madeira Filho
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:consumo do espaço | espaço imagético | espaço-mercadoria | fetiche do espaço | Geografia do Comércio e do Consumo

Resumo

O objetivo deste trabalho de pesquisa é refletir sobre como a imagem, ao repaginar o espaço urbano, sobretudo o das formas comerciais, metamorfoseia o espaço da vida em fantasmagoria, cuja ilusão é real, tendo em vista que o espaço é a dimensão mais concreta da realidade social. Assim, pretende-se debater, aqui, a maneira como as novas formas do espaço-mercadoria, ao revelarem o consumo do espaço, contribuem para o processo de constituição do sujeito contemporâneo tornado consumidor. A abordagem do tema enfatiza a contribuição do consumo do espaço para a compreensão das formas contemporâneas do fetichismo do mundo da mercadoria, em que o espaço ganha relevo por ser mercadoria que envolve todas as outras mercadorias no processo. E, para entender a real dimensão da categoria consumo, que permite a compreensão da ciência geográfica, este trabalho busca suporte na teoria crítica marxista e na psicanálise reinventada por marxistas. O aporte teórico visa a contribuir para o avanço teórico- metodológico da Geografia Urbana brasileira ao buscar explicações sobre as práticas sócio-espaciais resultantes do par dialético espaço tornado mercadoria/consumidor hipermoderno.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MADEIRA FILHO, Magno de Lara. Shopping center: consumo do espaço, cotidianidade e fetichismo. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro Rio Claro.