Busca avançada
Ano de início
Entree

Leitura sobre ressonância magnética nuclear em aulas de física do ensino médio

Processo: 12/03451-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria José Pereira Monteiro de Almeida
Beneficiário:André Coelho da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de física   Ensino médio   Ressonância magnética nuclear   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Médio | Leitura | Ressonância Magnética Nuclear | Ensino de Física

Resumo

O objetivo deste projeto é trabalhar com estudantes do Ensino Médio, através do uso de textos que priorizem a linguagem comum, aspectos do funcionamento, das funções, dos conceitos físicos envolvidos e de questões sociais, tecnológicas e técnicas a respeito da ressonância magnética nuclear (aplicação consequente de ideias advindas da Física Quântica). Com isso, pretendemos compreender o funcionamento desse tipo de leitura, ou seja, compreender como estudantes do Ensino Médio produzem sentidos a partir dessa leitura em situações específicas de ensino. Nossas questões de estudo são: Como estudantes do Ensino Médio produzem sentidos a partir de leituras sobre aspectos relacionados à ressonância magnética nuclear? Como podem funcionar em aulas de Física do Ensino Médio atividades abordando aspectos relacionados a aplicações consequentes de conceitos físicos, em especial, à ressonância magnética nuclear? Quais as possibilidades e limites de se utilizar textos escritos majoritariamente em linguagem comum em aulas de Física do Ensino Médio? Para responder a essas questões, primeiramente estudaremos o tema ressonância magnética nuclear através de diversas leituras de tipos diferentes e realizaremos entrevistas a profissionais envolvidos com o assunto. Selecionaremos os textos que serão lidos pelos alunos do Ensino Médio, trabalharemos com esses textos em sala de aula e criaremos e aplicaremos questionários a fim de obter informações que serão analisadas apoiando-nos em noções do referencial teórico da Análise do Discurso na vertente iniciada na França com trabalhos de Michel Pêcheux e que conta com diversas obras publicadas no Brasil, principalmente as de Eni Orlandi.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, André Coelho da. Leitura sobre ressonância magnética nuclear em aulas de física do ensino médio. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.