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Variabilidade de performance no teste do perfil da fluência: tarefa de leitura

Processo: 12/08805-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Cláudia Regina Furquim de Andrade
Beneficiário:Jaqueline Gomes Camacho
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Distúrbios da fala   Linguagem   Fluência   Gagueira   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fala | Fenotipo Fonoaudiologico | Fluência | funções motoras da fala | Funções Orofaciais | Linguagem | Fluência e Disturbios da fluência

Resumo

Esse estudo é proposto como um recorte do projeto de Auxílio à Pesquisa Fapesp (2011/10000-2) intitulado "Ensaio clínico randomizado - o uso do Speech Easy no tratamento da gagueira". O objetivo do recorte - tarefa de leitura - é o aprofundamento de uma variável de análise de fala que será pesquisada no projeto de base. O estudo "Análise da fluência da fala em tarefa de leitura" irá comparar a performance do falante com gagueira - em duas situações: leitura isolada (embora indutora de fluência exige alta demanda atencional e controle do pausamento) e leitura em coro (condição mais propícia de fluência da fala para pessoas com gagueira porque não existe praticamente nenhum componente auto-expressivo: o texto é dado e o leitor/para controlar o pausamento). A hipótese é que a leitura isolada apresente maiores taxas indicativas de gagueira que a fala estimulada por leitura em coro. (AU)

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