Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemas optomecânicos em cavidades com três espelhos

Processo: 12/10476-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 31 de março de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física
Pesquisador responsável:Antonio Vidiella Barranco
Beneficiário:Thales Figueiredo Roque
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/09254-8 - Transporte quântico em redes optomecânicas com desordem, BE.EP.DR
Assunto(s):Optomecânica   Óptica quântica

Resumo

Neste projeto será realizado um estudo teórico das propriedades e da dinâmica do sistema constituido por uma cavidade óptica e uma membrana parcialmente reflexiva(oscilador harmônico mecânico) localizada no interior da cavidade. Serão estudadas propriedades não-clássicas como o emaranhamento quântico, assim como os efeitos do bombeamento da cavidade por um campo externo clássico. Serão também considerados arranjos com cavidades acopladas, objetivando a investigaçãoda geração de emaranhamento entre cavidades distantes assim como a robustez do sistema frente a interações com o ambiente.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FIGUEIREDO ROQUE, T.; VIDIELLA-BARRANCO, A. Coherence properties of coupled optomechanical cavities. JOURNAL OF THE OPTICAL SOCIETY OF AMERICA B-OPTICAL PHYSICS, v. 31, n. 6, p. 1232-1239, JUN 2014. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Fenômenos quânticos e localização em sistemas optomecânicos. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.