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Calangos: um jogo computacional para ensino e aprendizagem de evolução e ecologia

Processo: 12/15337-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Leandro Nunes de Castro Silva
Beneficiário:Diego José Duarte Almeida
Instituição Sede: Escola de Engenharia (EE). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/08515-1 - Calangos: um jogo computational para ensino e aprendizagem de evolução e ecologia, AP.R
Assunto(s):Computação natural   Ecologia   Jogos educativos   Jogos de simulação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Computação Natural | Dunas do São Francisco | Ecologia | Evolução | jogos educativos | lagartos | Jogos Educativos Inteligentes

Resumo

O presente projeto foca a continuidade do Calangos em suas Fases 3 e 4, abordando o desenvolvimento de modelos e simulações para novos processos biológicos. A terceira fase envolve o aprendizado de processos ecológicos de maior escala, passando do nível do organismo individual para o nível das populações e colocando o estudante-jogador na condição de atuar como uma população inteira de um dos lagartos. A situação-problema colocada será, então, a de manter a população num tamanho em equilíbrio dinâmico, após um processo inicial de crescimento populacional. Já a quarta e última fase envolve o aprendizado de conceitos de evolução e, assim, há uma passagem do tempo ecológico para o tempo evolutivo, sendo colocado para o estudante-jogador não somente o desafio de manter os números de uma população de lagartos, mas de lidar com sua evolução ao longo de várias gerações. O Plano de Trabalho do bolsista para o período inclui: Definição do Layout da GUI; Montagem do Layout; Animação da GUI; Aplicação de Efeitos Sonoros; Atualização do Game Design; Controle Touchscreen; Criação de banco de dados; Revisão final; Finalização e documentação. (AU)

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