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Patrimônio cultural imaterial e mercado de arte popular no Brasil: a institucionalização da Sala do Artista Popular.

Processo: 12/09555-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Rita de Cássia Lahoz Morelli
Beneficiário:Sérgio Procópio Carmona Mendes
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Antropologia da arte   Antropologia cultural e social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antropologia da Arte | antropologia dos objetos | Etnografia dos intelectuais | Patrimônio Cultural Imaterial | Antropologia Cultural

Resumo

Esta pesquisa pretende investigar, a partir de uma perspectiva histórico-etnográfica, o processo social de institucionalização e de funcionamento da Sala do Artista Popular. A Sala do Artista Popular (SAP) é um programa do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) do Rio de Janeiro. Trata-se de um espaço social de exposições de curta duração voltado para difusão e comercialização da produção de artistas e comunidades artesanais. O estudo será desenvolvido por meio de uma etnografia dos intelectuais envolvidos com esse programa e de uma antropologia dos objetos, que visa acompanhar a trajetória de um objeto exposto na SAP a fim de investigar as metamorfoses de estatuto pelas quais esse objeto passa.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MENDES, Sérgio Procópio Carmona. Patrimônio cultural e mercado de arte popular: a institucionalização da sala do artista popular. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.