Busca avançada
Ano de início
Entree


Patrimônio cultural e mercado de arte popular: a institucionalização da sala do artista popular

Texto completo
Autor(es):
Sérgio Procópio Carmona Mendes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Rita de Cássia Lahoz Morelli; Antonio Augusto Arantes Neto; Luiz Gustavo Freitas Rossi; Carla Delgado de Souza; Ricardo Gomes Lima
Orientador: Rita de Cássia Lahoz Morelli
Resumo

Esta tese desenvolve uma análise interpretativa sobre o processo social de institucionalização e de organização da Sala do Artista Popular, entre 1983 e 2013. A Sala do Artista Popular (SAP) é um programa do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), no Rio de Janeiro, vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Trata-se de um programa institucional que, entre várias ações, organiza um espaço de exposições voltado para documentação, difusão e comercialização da produção de artistas e comunidades artesanais. O estudo foi baseado em documentos institucionais, em análise de textos de catálogos, entrevistas com os atores institucionais e estudo da produção textual desses atores. Desse modo, foi possível mapear as relações entre política, cultura e patrimônio no sentido de interpretar a organização desse mercado de arte específico (AU)

Processo FAPESP: 12/09555-2 - Patrimônio cultural imaterial e mercado de arte popular no Brasil: a institucionalização da Sala do Artista Popular.
Beneficiário:Sérgio Procópio Carmona Mendes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado