Busca avançada
Ano de início
Entree

Sentidos atribuídos pelos estudantes à física escolar: uma análise na perspectiva da "relação com o saber"

Processo: 12/11754-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 30 de janeiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Alice Helena Campos Pierson
Beneficiário:Lucas da Silva Maia
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/13082-8 - Mobilização na aprendizagem da física: uma análise a a partir da relação com o saber, BE.EP.DR
Assunto(s):Ensino de física
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Física escolar | Relação com o saber | Ensino de Física

Resumo

O estudo proposto busca compreender a relação que estudantes da Educação Básica estabelecem com a Física escolar tendo como aporte teórico a noção de relação com o saber proposta por Bernard Charlot. Para isso, procura-se entender o sentido da Física escolar para os estudantes, identificar os fatores que contribuem para o interesse/desinteresse frente à Física escolar e analisar quais elementos de suas experiências vivenciadas na escola e fora dela são relevantes na construção deste sentido. Serão sujeitos desta pesquisa um grupo com cerca de 100 alunos do 3º ano do Ensino Médio de instituições de ensino públicas e privadas. Os dados serão coletados por meio de questionários, que terão o intuito de levantar os sentidos e valores atribuídos pelos estudantes à Física, e entrevistas em forma de história de vida, nas quais se pretende perceber os processos através dos quais a história desses jovens se constrói de forma singular, dentro e fora da escola. Para a análise dos dados coletados nos questionários e nas entrevistas será utilizada a análise de conteúdo, nos termos propostos por Laurence Bardin. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)