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Entre papéis, pessoas e práticas: etnografia da gestão da educação escolar indígena em Altamira - PA.

Processo: 12/11748-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Pesquisador responsável:Clarice Cohn
Beneficiário:Ana Elisa Santiago
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Etnologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antropologia | escola indígena | Etnologia | Educação Escolar Indígena

Resumo

Esta pesquisa se propõe a acompanhar etnograficamente a formação e agestão da educação escolar indígena no município de Altamira (PA), que compreende noveetnias (Arara, Araweté, Asurini, Curuaia, Juruna, Kararaô, Parakanã, Xipaia, Xikrin), de línguasCarib, Jê e Tupi. Essa região corresponderia, conforme a nova configuração proposta peloGoverno Federal, ao Território Etnoeducacional 11, além de ser um dos municípios da área deabrangência do Complexo Hidrelétrico de Belo Monte, em processo de instalação. Aimplementação desse modelo de gestão e as medidas de compensação e indenização pelaconstrução de Usina tem levado a grandes mudanças, que buscaremos acompanhar. Apresente proposta pretende dar continuidade à minha iniciação científica, realizada por meiodo Observatório da Educação Escolar Indígena1, pela qual realizei trabalho de campo de agostoa outubro de 2010, em fevereiro de 2011 e, novamente, em agosto e setembro de 2011. Apesquisa tem sido realizada na Secretaria Municipal de Educação de Altamira, um locusprivilegiado uma vez que me permitiu apreender diversas posições discursivas: a dos índios -buscando compreender o que eles esperam da escola que lhes é oferecida; a do Estado - naspolíticas e diretrizes propostas para estas escolas; e a dos funcionários da Secretaria -responsáveis por fazer a educação escolar indígena funcionar e que frequentemente esbarramem limites financeiros, burocráticos e pedagógicos. Pretende-se aqui fazer dialogar essasáreas, a antropologia do Estado e a Etnologia Indígena, de modo a que uma perspectiva possafazer enriquecer a outra. Como antropologia do Estado, a etnografia em gestão escolarindígena que se pretende realizar não se atém somente aos órgãos oficiais de intervenção etutela, mas também procura perceber como os índios acessam (ou não) estes serviços. E, paraa Etnologia indígena, propõe-se atentar nesta etnografia do funcionamento de um órgãopúblico o modo como essas populações definem e lutam suas demandas educacionais.

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