Busca avançada
Ano de início
Entree

Seleção de habitat por três espécies do gênero Pseudopaludicola (Anura: Leiuperidae) na região noroeste do Estado de São Paulo

Processo: 12/15228-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Teórica
Pesquisador responsável:Denise de Cerqueira Rossa-Feres
Beneficiário:Rodolfo Mei Pelinson
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Amphibia   Distribuição espacial

Resumo

Os hábitats tendem a ser selecionados pelos indivíduos de diferentes espécies de maneira a aumentar o desempenho de acordo com múltiplos fatores ecológicos e comportamentais como a estrutura do ambiente, o custo energético de forrageio, competição e dispersão. A compreensão das características dos ambientes que favorecem a ocorrência de algumas espécies em detrimento de outras é importante por gerar informações básicas para a compreensão dos padrões de distribuição e de abundância de populações. Desta forma este estudo visa avaliar o padrão de distribuição espacial de três espécies do gênero Pseudopaludicola, e verificar quais variáveis ambientais melhor explicam a ocorrência e abundância das espécies. Para isto, serão caracterizados e amostrados, no mínimo, 40 corpos d'água na região noroeste paulista. Será verificada a ocorrência das espécies de Pseudopaludicola e estimada auditivamente a abundância de machos em atividade de vocalização. Os corpos d'água serão caracterizados de acordo com características da paisagem (cinco características), heterogeneidade estrutural (13 características) e de parâmetros físico-químicos da água (cinco parâmetros). A influência das características dos três conjuntos de variáveis na distribuição espacial e nos padrões de abundância de cada uma das espécies de Pseudopaludicola será avaliada por meio de Modelos Gerais Linearizados. Após a obtenção do modelo com o maior poder preditivo da variação na abundância das espécies, será avaliada a influência de cada variável existente no modelo através da análise de Partição Hierárquica.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PELINSON, RODOLFO M.; GAREY, MICHEL V.; ROSSA-FERES, DENISE C. Effects of Grazing Management and Cattle on Aquatic Habitat Use by the Anuran Pseudopaludicola mystacalis in Agro-Savannah Landscapes. PLoS One, v. 11, n. 9 SEP 22 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.