Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do Ciclo de Vida baseada em análise insumo-produto no âmbito da Biorrefinaria Virtual de Cana-de-açúcar

Processo: 12/15359-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Antonio Maria Francisco Luiz Jose Bonomi
Beneficiário:Marcos Djun Barbosa Watanabe
Instituição-sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/23175-8 - Integração dos métodos de avaliação de ciclo de vida e de análise insumo-produto para avaliação de cenários tecnológicos de produção de bioetanol no Brasil, BE.EP.PD
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Sustentabilidade   Bioetanol   Indicadores ambientais

Resumo

A crescente produção de bioetanol a partir de cana-de-açúcar no Brasil está inserida em um cenário global de busca por fontes renováveis de energia que possam não só diminuir a dependência dos setores econômicos em relação às fontes de energia não renováveis, como também aumentar a sustentabilidade da matriz energética mundial. Surge, portanto, a necessidade de se aperfeiçoarem ferramentas que permitam avaliar e mensurar o desempenho ambiental dos diversos arranjos tecnológicos possíveis na produção do bioetanol, como é o caso da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV). Essa ferramenta, embora apresente uma quantificação detalhada sobre os impactos ambientais nas fases agrícola, industrial e de uso dos diferentes produtos derivados de cana-de-açúcar, torna bastante complicada a avaliação de efeitos indiretos e demanda um elevado empenho de tempo na compilação de informações do seu inventário. Nesse sentido, se justifica o desenvolvimento de outras técnicas de ACV, como a integração da Análise Insumo-Produto econômico em ACV (AIP-ACV), que é capaz de realizar a avaliação dos impactos ambientais de maneira mais ágil, agregada e considerando em seu escopo a contribuição direta e indireta de todos os setores econômicos do país. Durante o projeto, a abordagem AIP-ACV deverá ser utilizada para simular os impactos ambientais vinculados a diferentes cenários tecnológicos de produção de bioetanol na Biorrefinaria Virtual de Cana-de-açúcar, em desenvolvimento pelo Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARDOSO, T. F.; WATANABE, M. D. B.; SOUZA, A.; CHAGAS, M. F.; CAVALETT, O.; MORAIS, E. R.; NOGUEIRA, L. A. H.; LEAL, M. R. L. V.; BRAUNBECK, O. A.; CORTEZ, L. A. B.; BONOMI, A. A regional approach to determine economic, environmental and social impacts of different sugarcane production systems in Brazil. BIOMASS & BIOENERGY, v. 120, p. 9-20, JAN 2019. Citações Web of Science: 1.
WATANABE, MARCOS D. B.; CHAGAS, MATEUS F.; CAVALETT, OTAVIO; GUILHOTO, JOAQUIM J. M.; GRIFFIN, W. MICHAEL; CUNHA, MARCELO P.; BONOMI, ANTONIO. Hybrid Input-Output Life Cycle Assessment of First- and Second-Generation Ethanol Production Technologies in Brazil. JOURNAL OF INDUSTRIAL ECOLOGY, v. 20, n. 4, p. 764-774, AUG 2016. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.