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O processo de educar-se na prática da prostituição e a razão de ser da confiança / desconfiança

Processo: 12/17073-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria Waldenez de Oliveira
Beneficiário:Fabiana Rodrigues Sousa de Sante
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Diálogo   Confiança   Fenomenologia (psicologia)   Educação popular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Confiança | Desconfiança | diálogo | Educação Popular | fenomenologia | Processos educativos | trabalho sexual | Educação em espaços sociais

Resumo

Resultados de pesquisa de doutorado realizada com prostitutas que prestam serviços sexuais em São Carlos/SP demonstraram que o educar-se no exercício do trabalho sexual requer disponibilidade para vivenciar distintas experiências. Essa disposição e as relações estabelecidas em contextos de prestação de serviços sexuais são marcadas por confiança/desconfiança. A relação entre educação e confiança/desconfiança também pode ser depreendida em atividades implementadas por distintas associações de prostitutas com intenção de promover a autoestima e a autoconfiança dessas mulheres. Destarte, o objetivo desta pesquisa é investigar as razões de ser da confiança/desconfiança no processo de educar-se na prática da prostituição, buscando verificar como saberes consolidados no exercício dessa prática social podem favorecer a valorização da autoestima dessas mulheres e a promoção de sua assunção enquanto sujeito de direitos. Essa proposta de pesquisa faz parte do quadro de investigações que vêm sendo produzidas em diálogo com prostitutas e que refutam a perspectiva vitimizante que tende a obscurecer a agência dessas mulheres e a negar a sua condição de sujeito. Os materiais analisados nesta pesquisa serão constituídos por depoimentos cedidos por prostitutas ligadas ou não a associações da categoria e pelo registro em diário de campo das observações da pesquisadora. A metodologia e interpretação dos dados coletados serão pautadas no diálogo e convivência com as participantes da pesquisa e terão como aporte teórico o referencial da Educação Popular e da Fenomenologia. (AU)

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