Busca avançada
Ano de início
Entree

Caminhos para a colaboração: a trajetória pedagógica do curso de Direção Teatral na ECA/USP

Processo: 12/18020-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2013
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro Azevedo
Beneficiário:Renan Dias Santos
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação acadêmica   Direção teatral   Trajetória   Práticas pedagógicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Direção teatral | Formação artística na Universidade | Processo colaborativo | Teatro de grupo em São Paulo | Direção teatral e formação universitária

Resumo

Este projeto consiste em uma pesquisa sobre a trajetória pedagógica do curso de Direção Teatral do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da USP - configurado, desde 1970, como um ativo território de experimentação e produção teórico-prática - e as relações entre o pensamento aplicado na construção dessa trajetória e a história mais recente da direção no teatro brasileiro, sobretudo paulistano. Serão analisados e documentados, tendo como fonte fundamental o acervo do LIM/CAC (Laboratório de Informação e Memória do Departamento de Artes Cênicas), os relatos e as produções acadêmicas e artísticas de alguns professores, sendo que muitos deles são ex-alunos do departamento e, por isso, revelam - acreditamos que de modo singular - os diferentes momentos do caminho percorrido pelo curso. Além disso, devido à aproximação das comemorações dos 50 anos de criação da Escola de Comunicações e Artes, os registros audiovisuais produzidos no corpo desta pesquisa poderão integrar a documentação memorialística do projeto. Interessa-nos, nessa busca, observar as mudanças realizadas no projeto pedagógico do curso de Direção Teatral, desde sua criação, tanto pelo viés concreto de sua estrutura curricular, quanto pela memória produzida pelas diferentes gerações de diretores-pesquisadores-pedagogos ligados ao movimento de teatro das últimas décadas e também à Universidade de São Paulo, que receberam e renovaram a tradição teatral, refletindo e produzindo o próprio tempo. Serão analisados e documentados, tendo como parceria fundamental o LIM/CAC (Laboratório de Informação e Memória do Departamento de Artes Cênicas) e o projeto "Memórias Ecanas" (registro audiovisual que constrói a história da Escola a partir de entrevistas e depoimentos), os relatos e as produções acadêmicas e artísticas de alguns professores, sendo que muitos deles são ex-alunos do departamento e, por isso, revelam - acreditamos que de modo singular - os diferentes momentos do caminho percorrido pelo curso. Interessa-nos, nessa busca, observar as mudanças realizadas no projeto pedagógico do curso de Direção Teatral, desde sua criação, tanto pelo viés concreto de sua estrutura disciplinar, quanto pela memória produzida pelas diferentes gerações de diretores-pesquisadores-pedagogos ligados ao movimento de teatro das últimas décadas e também à Universidade de São Paulo, que receberam e renovaram a tradição teatral, refletindo e produzindo o próprio tempo.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)