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O Orkut e as representações dos professores sobre os alunos

Processo: 12/11184-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Antônio Alvaro Soares Zuin
Beneficiário:Drieli Camila Giangarelli
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia da educação   Mídias sociais   Comunidade virtual   Cotidiano escolar   Professores   Teoria crítica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Orkut | Professores | relação professor aluno | Teoria Crítica | Filosofia da Educação

Resumo

Desde seu início, a profissão docente foi tida como um trabalho servil e desvalorizado. O mestre, nesse contexto, teve sua imagem ligada à frieza e à falta de sentimentos. Isso se deveu, sobretudo, ao intenso sadismo pedagógico e às agressões físicas e psicológicas que marcaram a história da relação professor-aluno. Com isso, a imagem da soberba intelectual do docente, atrelada à sua postura severa se perpetuou até os dias de hoje. Não é difícil perceber isso quando esta temática é tratada em determinadas redes sociais. No Orkut os alunos encontram espaço para expressar seus sentimentos - reprimidos até então nas quatro paredes da sala de aula. As comunidades que versam contra o professorado são muitas, mas há também aquelas em que os próprios mestres expressam seus sentimentos acerca da profissão. Ao serem investigadas nota-se que poucos comentários se estruturam no sentido de colocar um contraponto ao sarcasmo vigente no discurso de professores. Nesse sentido, o presente projeto de pesquisa objetiva compreender, por meio das comunidades do Orkut feitas por professores, o motivo dos mesmos se utilizarem desse dispositivo para expressar suas ideias acerca do cotidiano escolar.(AU)

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