Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação do potencial terapêutico de células mesenquimais e pericitos em modelo murino de distrofia muscular

Processo: 12/17700-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2014
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Mayana Zatz
Beneficiário:Juliana Plat de Aguiar Gomes
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pericitos   Células-tronco   Distrofia muscular   Terapia baseada em transplante de células e tecidos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Células-tronco | Distrofia Muscular | modelo murino | Pericitos | terapia celular | Células-tronco

Resumo

As distrofias musculares progressivas (DMP) são um grupo de doenças genéticas hereditárias caracterizadas pela degeneração progressiva e irreversível da musculatura esquelética. Diversas abordagens terapêuticas têm sido testadas visando à diminuição da progressão da degeneração muscular e o aumento da expectativa de vida dos pacientes, sendo uma delas a terapia celular. Esta pretende reverter ou desacelerar o processo distrófico através do repovoamento do músculo com células normais ou até mesmo melhorar o nicho muscular através das suas propriedades anti-apoptóticas, angiogênicas, anti-fibróticas e imunomodulatórias. No processo de degeneração muscular em DMPs ocorre a perda de capacidade de proliferação e de diferenciação das células-tronco do reservatório natural do tecido muscular, devido à contínua degeneração do músculo distrófico e por isso a utilização de novas células poderia eventualmente conter este processo. Além do sucesso terapêutico de células tronco mesenquimais em modelos distróficos, recentes descobertas do nosso grupo mostraram o um efeito benéfico na sobrevida de nosso modelo murino distrófico quando transplantado com pericitos. Assim, este trabalho pretende comparar o efeito terapêutico de células mesenquimais e pericitos de um mesmo doador em modelo murino de distrofia muscular. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOMES, Juliana Plat de Aguiar. Comparação do potencial terapêutico de células mesenquimais e pericitos em modelo murino de distrofia muscular. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.