Busca avançada
Ano de início
Entree

Técnicas para a análise computacional do problema de contato em risers

Processo: 12/21167-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Paulo de Mattos Pimenta
Beneficiário:Alfredo Gay Neto
Supervisor no Exterior: Peter Wriggers
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Leibniz Universität Hannover, Alemanha  
Vinculado à bolsa:12/09912-0 - Dinâmica não linear de risers incluindo o contato unilateral com o fundo do mar, BP.PD
Assunto(s):Método do Lagrangiano aumentado   Risers   Vigas

Resumo

Algumas configurações de risers utilizados em aplicações oceânicas apresentam contato unilateral com o solo. A região de contato varia ao longo do tempo, uma vez que depende do movimento induzido ao riser pela unidade flutuante, que por sua vez é guiada pela correnteza e ondas do mar. A determinação dos esforços em uma configuração desse tipo é um problema que envolve uma não linearidade devida ao contato, devendo isso ser contemplado em um modelo que represente o riser. O projeto de pós-doutorado do candidato no Brasil contempla um modelo dinâmico de vigas 3D para representar o riser. A questão do contato, entretanto, é um assunto de vital importância e que será contemplado em fase próxima, segundo o cronograma do programa de pós-doutorado no Brasil. Nesse projeto foi proposta a realização de um estágio no exterior para o estudo de técnicas de contato computacional. De fato, isso deverá ser desenvolvido no período de janeiro a agosto de 2013. O objetivo é estudar o assunto "contato computacional" em uma instituição que é referência mundial na área. Existem muitas técnicas possíveis para modelar o contato e a escolha da melhor ou melhores técnicas para o problema não é imediata. É necessário conhecer as diversas técnicas existentes para prosseguir o projeto de pós-doutorado no Brasil, na fase da modelagem do contato. Ainda a experiência fora do Brasil dentro de um centro de excelência será uma oportunidade única para o candidato. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GAY NETO, ALFREDO; PIMENTA, PAULO M.; WRIGGERS, PETER. Contact between rolling beams and flat surfaces. INTERNATIONAL JOURNAL FOR NUMERICAL METHODS IN ENGINEERING, v. 97, n. 9, p. 683-706, MAR 2 2014. Citações Web of Science: 13.
GAY NETO, ALFREDO; MARTINS, CLOVIS A.; PIMENTA, PAULO M. Static analysis of offshore risers with a geometrically-exact 3D beam model subjected to unilateral contact. COMPUTATIONAL MECHANICS, v. 53, n. 1, p. 125-145, JAN 2014. Citações Web of Science: 21.
GAY NETO, ALFREDO; MARTINS, CLOVIS DE ARRUDA. Structural stability of flexible lines in catenary configuration under torsion. MARINE STRUCTURES, v. 34, p. 16-40, DEC 2013. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.