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A Educação do Orador: Tradução e Estudo do Livro II da Institutio Oratoria

Processo: 12/18677-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2014
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Clássicas
Pesquisador responsável:Adriano Scatolin
Beneficiário:Rafael Sento Se Guimaraes Falcon
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura latina   Retórica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação antiga | Institutio Oratoria | Progymnasmata | Quintiliano | Retórica | Literatura Latina

Resumo

A Institutio Oratoria, de Quintiliano, é uma obra complexa que importa aos estudos clássicos por diversos ângulos, entre os quais se destacam a apreciação literária, a retórica e a educação na Antiguidade. Apesar disso, ainda não dispomos de uma tradução completa da obra para a língua portuguesa. Dentre os doze livros que constituem a Institutio, o livro II tem a especificidade de ser intermediário entre a técnica pedagógica e a teoria retórica. Fornece exercícios (progymnasmata) próprios do professor de retórica (rhetor) e discute princípios teóricos que nortearão a obra inteira. Merece, portanto, uma tradução de nível acadêmico, com notas que esclareçam as circunstâncias históricas, o posicionamento teórico, a terminologia técnica e os diálogos com a tradição.

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