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O fenômeno da coordenação: dois lados da mesma moeda

Processo: 12/18212-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Ana Paula Scher
Beneficiário:Rafael Dias Minussi
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Morfossintaxe   Morfologia distribuída
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Compostos coordenados | Morfologia Distribuída | Orações coordenadas | Teoria Gerativa | Morfossintaxe

Resumo

Este projeto tem como objetivo amplo investigar o fenômeno da coordenação por meio do estudo das sentenças coordenadas, já extensamente tratadas na literatura (cf. ROSS, 1967; MUNN, 1993; XIMENES, 2002; CHAVES, 2007), e dos chamados compostos coordenados (cf. OLSEN, 2001, 2004; PADROSA-TRIAS, 2010), aproximando esses dois tipos de construção. O objetivo específico é dar um tratamento unificado para as expressões coordenadas que leve em consideração algumas propriedades: (i) a presença ou a ausência de um núcleo, (ii) a recursividade, (iii) as restrições (sintáticas e semânticas) de extração de um dos membros da coordenação e (iv) as restrições de identidade (classe gramatical dos elementos coordenados). Para tanto, utilizaremos o arcabouço teórico da Morfologia Distribuída (MD) (cf. MARANTZ, 1997), que nos permitirá dar um tratamento sintático às estruturas coordenadas e, consequentemente, averiguar se as mesmas restrições/operações envolvidas na formação das sentenças coordenadas também atuam na formação dos compostos coordenados, além de nos permitir investigar quais são as restrições/operações que, de fato, estão envolvidas na formação dessas estruturas. Teoricamente, a presente pesquisa pretende avançar na investigação sobre o lugar de atuação da Enciclopédia (Lista 3 proposta pela MD) e sobre o conteúdo enciclopédico consultado (traços das raízes ou conhecimento de mundo) para a boa formação semântica das estruturas coordenadas.

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