Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelo conceitual de seleção da tecnologia de dupla filtração considerando aspectos econômicos

Processo: 12/18905-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Lyda Patricia Sabogal Paz
Beneficiário:Eduardo Marques
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Tratamento de água

Resumo

O presente projeto de iniciação científica - IC está previsto no "Auxílio Pesquisa - Regular" aprovado pela FAPESP (Processo 2010/19707-9) intitulado Avaliação Técnico-Econômica da Tecnologia de Dupla Filtração Visando Determinar os Parâmetros que Permitem Selecionar o Tipo de Filtro Ascendente a Ser Utilizado no Sistema, sob-responsabilidade da Profa Dra. Lyda Patricia Sabogal Paz da USP/EESC/SHS. Neste contexto, a pesquisa de IC aspira avaliar a tecnologia de tratamento de água por dupla filtração - DF, com vazões de projeto na faixa de 10 a 100L/s, visando definir os critérios de seleção do filtro ascendente - FA (ou pré-filtro). O estudo se justifica porque a escolha desse tipo de filtro (ascendente em areia grossa - FAAG ou ascendente em pedregulho - FAP) deve ser obtida após um estudo criterioso, pois existem fatores de projeto e de operação que devem ser avaliados. A literatura é unanime em afirmar que, na DF, é necessário realizar um anteprojeto com os dois tipos de instalações (FAAG/Filtro rápido descendente - FRD e FAP/FRD) e, em seguida, realizar estudos técnicos e econômicos comparativos para definir a melhor alternativa a ser implantada. Considerando a inexistência de literatura que facilite a seleção do tipo de filtro ascendente a ser utilizado na tecnologia de DF, a IC almeja criar um modelo conceitual de seleção - MCS que permita escolher o tipo de pré-filtro, a ser usado em pequenos e médios sistemas, desde a perspectiva econômica, facilitando o trabalho dos engenheiros projetistas brasileiros. Pretende-se estimar os gastos envolvidos nas tecnologias de DF (FAAG/FRD e FAP/FRD) para, em seguida, desenvolver estudos econômicos. A pesquisa será realizada em quatro etapas sequenciais: i) identificação, seleção e caracterização de fatores, variáveis e indicadores do MCS; ii) inter-relação entre fatores, variáveis e indicadores para elaborar o MCS; iii) criação do programa de computador que implantará o MCS; e iv) ajustes do MCS e do software com a aplicação de um estudo de caso. A metodologia de Sabogal Paz (2010) será utilizada para avaliar os gastos das tecnologias (FAAG/FRD e FAP/FRD). A pesquisa pretende ampliar os conhecimentos em relação aos gastos da tecnologia de DF. O trabalho dos engenheiros projetistas será facilitado com a elaboração do MCS e do programa de computador. Vários artigos técnicos serão elaborados, os quais serão publicados em revistas e congressos nacionais e internacionais.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LYDA PATRICIA SABOGAL-PAZ; EDUARDO MARQUES; FABIANA BUTTI ABICHABKI; JAQUELINE AKIKO SAKAMOTO. Avaliação técnico-econômica da tecnologia de tratamento de água de dupla filtração. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 20, n. 4, p. 525-532, Dez. 2015.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.